Uma das maiores preocupações de todas as famílias é com a segurança das crianças e adolescentes. Seja ela no cuidado com a saúde, como também com o bem-estar. Infelizmente, cada vez mais, ouvimos casos de desaparecimentos. Além de crianças que sofrem por maus tratos na família, as causas são variadas, como pedofilia e também, que podem ser levadas por estranhos. As famílias podem ficar anos ou nunca mais saber o que aconteceu com os filhos, netos e sobrinhos. No Brasil, não existem dados reais dos números de desaparecidos, pois não há um cadastro nacional atualizado.
Desde 2004, Joinville sedia o Movimento Catarinense de Busca da Criança Desaparecida. Iniciou com o projeto “ABC da Segurança do Juca Sabido”. O movimento não apenas trabalha com as crianças desaparecidas do município ou estado, mas de todo o país e tem como prioridade desenvolver projetos e implantar ações que conscientizem as pessoas da situação crescente que é o desaparecimento de crianças.
Os casos registrados com o boletim de ocorrência são divulgados através do site criancadesaparecida.org e pelo facebook.com/criancadesaparecida.org, além de campanhas de incentivo aos cuidados da criança e aos pais, como o Juca Sabido, personagem apresentado em livrinhos de dica para os pais e principalmente para crianças, alertando sobre os riscos que as crianças correm. O Movimento também distribui nas praias fitas de identificação para que os pais coloquem os seus dados, caso alguma criança desapareça.
Renato Carneiro, policial civil responsável pela ONG, tem envolvimento integral com o projeto e deixou algumas orientações aos pais para sempre enfatizarem aos seus filhos: ”Oriente o seu filho a não aceitar presentes, doces ou caronas de estranhos, conheça as pessoas que convivem com seus filhos, providencie a Carteira de Identidade dele e nunca deixar crianças sozinhas no interior de veículos, mesmo que seja por poucos instantes”.
Caso algum fato contrário aconteça, comunique a Polícia Militar através do telefone 190 e faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. E se localizar alguma criança que está como desaparecida, ligue imediatamente para a polícia.
A ONG não recebe nenhuma verba pública, apesar do movimento ser reconhecido de utilidade pública pelo município de Joinville. Quem apoia os projetos, envia os recursos diretamente para produção de material informativo, visto que o trabalho é receber e distribuir gratuitamente. Eles acreditam na prevenção, Renato conclui “É que através de nosso trabalho de conscientização que ajudamos a evitar muitos desaparecimentos”.