Joinville perdeu muito de sua representatividade política nos últimos anos junto aos governos e essa situação se agravou ainda mais com a morte do senador Luiz Henrique da Silveira, nos deixando um pouco menos influentes, especialmente junto ao Governo Federal. O governador do estado está fazendo o que pode, mas temos apenas o presidente da Celesc e um secretário a nos defender no executivo de Santa Catarina.
Contamos com um número adequado de deputados federais e estaduais na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, no entanto nossa presença no executivo continua sendo inexpressiva tanto no governo federal como no estadual.
Mais do que uma grande população, pela lógica política, é preciso ter um grande número de eleitores, para sensibilizar quem toma as decisões. Por isso, a ACIJ está ainda mais empenhada, em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral, em garantir que todos os eleitores consigam fazer o cadastramento biométrico.
Num esforço adicional, o TRE passou a oferecer dois postos descentralizados para realização do cadastramento, nas regiões Sul (bairro Floresta) e Norte (Pirabeiraba).
Com o apoio da ACIJ e de nossas empresas, durante todo o mês de novembro teremos atendimento especial no Sesi junto à Tupy, no Grêmio Whirlpool e no Perini Business Park, facilitando o acesso de um número significativo de trabalhadores da indústria.
O cadastramento acontece de segunda a sexta, das 9 às 18 horas (sem fechar ao meio-dia), e quem não o fizer terá seu título e CPF cancelados. Basta levar documento oficial de identidade com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente).
Até o momento, somente 30% dos eleitores se cadastraram e o prazo é março de 2016 mas, a partir do próximo ano, o serviço estará disponível somente no posto da rua Otto Boehm, 71. Não deixe de se cadastrar e estimular seus colaborares a fazerem o mesmo. Precisamos da força de todos para fazermos uma Joinville mais representativa, uma cidade melhor!