Com o objetivo de capacitar instituições que promovem ações sociais na confecção de projetos e orientar para a captação de recursos financeiros oriundos de leis de incentivo e renúncias fiscais, a Acij mantém o Banco Social. Até o momento, são 13 projetos inscritos de entidades como Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria e Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, que podem captar recursos junto às empresas associadas.
Entre os benefícios da ação, está o encaminhamento de tributos que seriam destinados a outros fins, para o município de Joinville, patrocinando ações de relevância para a melhoria da qualidade de vida, educação e cultura da comunidade. O Banco Social deve realizar palestras, fóruns e seminários, para empresas e para a comunidade, a fim de disseminar esses conceitos.
Para se inscrever, a empresa, instituição ou pessoa física responsável deve estar em dia com as obrigações contábeis, fiscais ou de prestação de contas, quando for o caso, junto aos órgãos públicos fiscalizadores. Também é necessário informar o nome e detalhamento do projeto; indicação do órgão que autorizou a captação, número do processo, e data da publicação; prazo de captação; valor aprovado; estatuto social registrado no cartório do registro civil de títulos e documentos; certidão válida (vigente) para as OSCIP’s; e CNPJ.
Para solicitar mais informações, entre em contato pelo e-mail bancosocial@acij.com.br.