Organizar um festival nacional de choro em Joinville, com artistas de vários Estados brasileiros e talentos da região. Esse é o objetivo do projeto “Alegria do Choro”, uma das ações inscritas no Banco Social da Acij. “A Associação de Músicos de Joinville (Amuj) tem como tradição produzir eventos abertos ao público, que visam levar cultura e música de qualidade para a população de forma gratuita. Buscamos sempre diversificar os estilos musicais e esse é um dos projetos que esperamos realizar com o apoio das empresas do município”, explica o produtor cultural e vice-presidente da Amuj, Anderson Dresch.
Ainda sem data definida, a organização está em busca de apoio para a captação de recursos. “Todos os apoiadores terão suas doações abatidas integralmente do imposto de renda”, ressalta Dresch. Segundo ele, o festival tem como objetivo movimentar o cenário musical da Região Sul, dar visibilidade aos artistas joinvilenses, promover a música popular brasileira e fomentar o turismo cultural: “O choro, popularmente conhecido como chorinho, sempre foi inspiração para diversos compositores. Mestres como Heitor Villa‐Lobos, Altamiro Carrilho, Pixinguinha e Waldir Azevedo ajudaram a tornar esse gênero um dos pilares da música brasileira. O festival Alegria do Choro atenderá os anseios do público por música de qualidade”.
Entre as atrações que estão em pré-negociação para participar do evento, estão nomes como Bocato, trombonista que já dividiu o palco com Ney Matogrosso, Rita Lee e Gal Costa; Humberto Araújo, saxofonista que atuou ao lado de Paulinho da Viola, Tim Maia e Elza Soares; Toninho Ferragutti, acordeonista que tem duas indicações ao Grammy Latino; e o conjunto Galo Preto.
“Para as apresentações locais e dos grupos expoentes, após divulgação, serão abertas inscrições para envio de material. A organização do evento fará a seleção levando em consideração requisitos técnicos e artísticos”, aponta Dresch.
Você pode contribuir com o projeto por intermédio do Banco Social. Para solicitar mais informações, entre em contato pelo e-mail bancosocial@acij.com.br.