Foi realizado na quarta-feira, 18 de maio, na ACIJ, o 1º Fórum de Sistema de Gestão Integrada (SGI), promovido pelos núcleos de Meio Ambiente, Qualidade, Consultoria Ambiental e Saneamento e Segurança e Saúde no Trabalho. O evento teve como objetivo mostrar a importância da integração dessas quatro esferas dentro das empresas. “Unimos as necessidades e os interesse dos grupos e o resultado foi muito positivo, prova disso foi a casa cheia durante as palestras”, aponta Carla Fabricia Ronchi Fuck, do Núcleo de Consultoria Ambiental e Saneamento.
A ideia do Fórum SGI surgiu em uma reunião do Conselho dos Núcleos. “Realizamos uma pesquisa interna e identificamos a necessidade de abordar o tema de gestão integrada”, explica Marcio Eduardo Ferri, que dirige o Núcleo da Qualidade. Como esse grupo sempre organiza um fórum no primeiro semestre do ano, bastou convidar os outros outros núcleos para participar. De acordo com Ferri, a intenção era trazer pessoas que não fazem parte da ACIJ para apresentar as atividades da casa e dos núcleos: “Todas as expectativas foram atendidas, tivemos cerca de 300 inscritos. Acredito que existe a perspectiva de uma nova edição no ano que vem”.
Segundo Maciel Alexandre de Moraes, do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho, o evento mostrou às empresas alternativas para unificar as áreas e controlar gastos. E ele já adianta que está prevista uma segunda edição. “Cabe a nós, nucleados, analisar quais assuntos são mais pertinentes para abordar”, afirma. “Nossos profissionais pedem cada vez mais por essa troca com intuito de um crescimento coletivo. Parabenizo a todos pela iniciativa”, complementa Luciana Aguiar, do Núcleo de Meio Ambiente.
Os quatro palestrantes da noite foram Danielle Perez Alvares, proprietária da Libra Engenharia Ambiental, Schirlene Chegatti, especialista em gestão ambiental da Schulz, Josiane Franco Zago, coordenadora dos setores SMA e SGI da Mexichem Brasil, e Carlos Henrique Barcellos de Abreu, auditor e consultor no Bureau Veritas.