A diretoria da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) realizou visita à fábrica da General Motors Joinville, na última semana. A comitiva empresarial foi recebida por Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil, por Luiz Fernando Duccini, diretor de operações da fábrica local e ainda por Daniela Kraemer, gerente de Relações Públicas e Governamentais da GM.
Após a visita à fábrica, o grupo conheceu o sistema de captação de energia fotovoltaica instalado pelo Instituto General Motors na Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz. Durante a inauguração do sistema, também estiveram presentes o prefeito Udo Döhler e o secretário municipal de Educação, Bráulio Barbosa.
“Esta ação tem um profundo cunho de como tratar a cidadania, a natureza e olhar o presente sem perder a visão do futuro. Esta é uma das poucas do Brasil a ter sistema de produção de eletricidade a partir da energia solar”, afirmou o vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz.
Na cerimônia de inauguração, com presença de um público formado por autoridades, convidados, professores e muitos alunos, o prefeito Udo Döhler agradeceu à GM e referiu-se à rede municipal de ensino e aos estudantes e professores como os melhores do Brasil. “Temos conquistado muitos prêmios na área pedagógica, nossas escolas ganharam ar condicionado, os alunos tablets, as salas de aula lousas digitais e agora temos essa pioneira com energia solar”.
O sistema solar fotovoltaico da Escola Municipal Júlio Machado da Luz foi dimensionado para gerar por mês a média de 500 Kwh, que representa 33% dos 1.500 Kwh consumidos. O sistema de energia solar vai representar uma economia inicial de 33% na conta de luz, percentual que pode ser ampliado com ações paralelas como troca de lâmpadas mais econômicas, ampliação dos painéis captadores da luz e uso racional da energia em equipamentos.