O Banco Social da ACIJ, lançado em 2015, tem como objetivo aproximar os projetos sociais e culturais de Joinville às empresas que podem doar recursos por meio das leis de Incentivo.
A iniciativa da Casa visa também capacitar instituições que promovem ações sociais na confecção de projetos, orientando para a captação de recursos financeiros oriundos de leis de incentivo e renúncias fiscais.
Entre os benefícios da ação, está o encaminhamento de tributos que seriam destinados a outros fins, para a cidade, patrocinando ações de relevância para a melhoria da qualidade de vida, educação e cultura da comunidade. O Banco Social deve realizar palestras, fóruns e seminários, para empresas e para a comunidade, a fim de disseminar esses conceitos.
Poderão se cadastrar no Banco Social, os projetos que possuírem aprovação em Leis de Incentivo no âmbito municipal, estadual e federal e, na forma de Doadores as Empresas que são tributadas pelo Lucro Real. Todos os projetos listados abaixo foram avaliados pela ACIJ, em relação ao proponente e relevância social ou cultural.
Até o momento, são 13 projetos inscritos que podem captar recursos, neste exercício, junto às empresas associadas. Confira a lista completa. O detalhamento de cada projeto você encontra em www.acij.com.br.
Ananias Alves de Almeida – Música Instrumental nas Escolas 2ª edição
Anderson Dresch Dias Correa – Projeto Alegria do Choro
Apiscae – Projeto Capaz
Apiscae – Projeto Monitoramento
Associação Corpo de Bombeiros Voluntários – Projeto Pólo de Produção Musical
Cenef – Projeto Radar do Bem
Darling Quadros – Projeto Aplausos
Escola do Teatro Bolshoi
Felej – Projeto Centro de Excelência ao Esporte
Hospital Infantil Jeser Amarante
Instituto Festival de Dança
Instituto Priscila Zanetti
Instituto de Cultura, Educação, Esporte e Turismo