Santa Catarina registrou queda de 3,23% nos emplacamentos de junho de 2016, em relação ao mês anterior, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), entidade que representa 650 concessionárias de veículos.
Em relação a junho de 2015, houve uma queda de 22,89%. No total, 11.120 unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões, ônibus e motos, foram emplacadas em junho de 2016. Os números do Brasil tiveram queda de 0,40% na comparação entre maio e junho deste ano.
Quanto ao segmento de motos, as vendas tiveram queda de 13,22% em junho, em relação ao mês anterior. A frota circulante em Santa Catarina soma, hoje, 4.628.265 veículos, sendo que a maioria é de automóveis, em um total de 2.663.510.
No segmento de carros de passeio e comerciais leves, houve uma queda de 1,39% nas vendas de junho, comparativamente a maio deste ano. Segundo o levantamento da Fenabrave-SC, 8.209 automóveis e comerciais leves foram licenciados em junho de 2016. As projeções da entidade indicam ainda para uma queda de 15,04% nas vendas gerais para este ano.
COMÉRCIO EM GERAL
De acordo com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), parceira da ACIJ no serviço de análise de crédito, o movimento do comércio caiu 5,1% em maio, nos últimos 12 meses, e apresentou avanço de 0,1% frente a abril. Na comparação contra o mesmo mês de 2015, houve queda de 4,2%.
A Boa Vista Serviços administra a mais completa e tradicional base de dados do país, para crédito e apoio a negócios: o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, com mais de 350 milhões de informações comerciais e 40% de participação de mercado. A riqueza das informações permite a instituições financeiras e empresas de todos os segmentos da economia tomarem decisões mais seguras em todas as etapas do ciclo de negócios. As soluções e plataformas do SCPC Boa Vista são disponibilizadas por todos os meios eletrônicos de acesso, com a flexibilidade e a rapidez de que o mercado necessita.