A preocupação com o futuro econômico no Brasil foi um dos destaques da palestra “Inovação e Competitividade no Brasil e no Mundo’’ realizada ontem, 25, por Ricardo Amorim para um público de 500 pessoas”. A inovação nas empresas foi citada como forma de aumentar a competitividade mediante ao mercado de importados que invadiu as lojas brasileiras.
Sobre os próximos anos no país, Amorim disse que o Brasil cresce em média 2% ao ano contra em média 9,5% ao ano da China. Algumas causas para essa estagnação do crescimento, apontadas por ele são: educação falha, infraestrutura ultrapassada, altos impostos, e a como pior causa a corrupção no país.
Outros assuntos como a comparação do Brasil e da Coréia, que há 30 anos atrás tinham o mesmo PIB e hoje a Coréia atinge a média quatro vezes maior, segundo Amorim, o investimento em educação básica seria umas das grandes causas dessa atual diferença.
Antes da palestra, Ricardo Amorim respondeu para a imprensa questões como as atuais movimentações púbicas, justificando que o movimento pode estar apenas começando, pois com o crescimento econômico no Brasil entre os anos 2004 e 2010, fez grande parte da classe D se tornar classe C graças aos investimentos do governo em alimentação e moradia, reivindicações primarias, através do Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. Com essas necessidades básicas atendidas, a nova Classe C, busca agora as áreas de educação, energia, saúde e transporte. Com esse objetivo a população esta reclamando seus outros direitos.
Ao final da palestra Ricardo Amorim recebeu um presente do presidente da ACIJ, Mario Cézar Aguiar e foi sorteado um pacote completo para o Expogestão. O ganhador foi Geovani Kraisch.
A Capacitação da ACIJ busca atualizar tanto a mão de obra quanto o executivo da empresa. Um dos próximos destaques será a palestra de Clovis Barros dia 21 de agosto, reserve já sua agenda.