A segurança pública foi o tema abordado na reunião plenária desta segunda-feira, na ACIJ. O tenente-coronel Hilário Zils, da 5ª Região de Polícia Militar, representando o comandante geral da Polícia Militar do Estado, o Coronel Valdemir Cabral, que assumiu o posto no início deste mês.
O Major Gil Freire, do 8º Batalhão, destacou as respostas rápidas para prevenir as ações criminosas e a importância da sociedade organizada para essa melhoria.
Pontuou outras soluções em quatro marcos: proximidade, policia ter que ser vista, e as pessoas identificá-la como auxílio; a parceria, onde há a união dos esforços para o bem comum; pró-atividade, um policial bem treinado; e ação nas causas dos problemas, identificar onde ele nasce.
O deputado Darci de Matos, enfatizou a espera por 200 novas câmeras de monitoramento que aguardam a liberação do Governo Catarinense dentro dos próximos meses, a cidade hoje conta com apenas 38 unidades analógicas.
Os dois assassinatos ocorridos no último final de semana nos bairros Cubatão e Guanabara evidenciou ainda mais a necessidade do debate sobre segurança pública.
O prefeito de Joinville, Udo Döhler também esteve presente e fez um balanço de sua gestão até o momento, contemplando as áreas de saúde, saneamento básico, educação, moradia e também segurança pública.
No Espaço Empresarial, a Clif Logística Integrada apresentou seus produtos e serviços.