Com o apoio da Unisociesc, Hospital Dona Helena, Perini Business Park e Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem, a ACIJ promoveu palestra com o ex-presidente e ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.
Na abertura, o presidente da ACIJ João Joaquim Martinelli destacou a atuação firme e decisiva do ministro no escândalo do Mensalão. O evento reuniu cerca de 500 pessoas no Salão Nobre Schulz da ACIJ, na última quinta-feira, 18 de setembro. “Defendo que esse país possa viver o regime de capitalismo pleno e não um capitalismo mitigado como vemos hoje, com tanta interferência do Estado”, afirmou Barbosa.
O ex-ministro falou sobre Ética, Poder, Capitalismo e a Importância das Instituições no Brasil. “É inadmissível que um servidor público que trabalha na regulação de um determinado setor desvincule-se do poder público e, ato continuo, venha a trabalhar na iniciativa privada, atuando neste mesmo setor. É tão confortável quanto calçar uma pantufa. A isso os franceses chamam pantouflage.”
Com a presença do prefeito Udo Döhler, entre outras autoridades, o evento teve seu ponto alto na interação com público, quando Barbosa respondeu as perguntas da plateia. Sobre a possibilidade de uma candidatura a presidência da República, o advogado, professor e conferencista disse que em momento algum considerou essa hipótese, entre outros motivos pelos seus problemas de saúde.