A ACIJ abriu espaço na reunião desta segunda-feira, dia 13, para apresentação de um vídeo sobre o uso de drogas entre os jovens, realizado nas escolas particulares de Joinville, produzido a partir de pesquisa do Rotary Colon com dados preocupantes sobre o consumo de álcool, maconha e outras drogas pelos adolescentes.
O presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli, enfatizou que, além do traficante, o comprador e/ou usuário também deve ser penalizado. “É uma opinião pessoal do advogado, e não do presidente da ACIJ”.
O assunto principal dentro da pauta de segurança pública foi o sistema de ressocialização dos detentos. João Marcos Buch, juiz da 3ª Vara Cível Criminal de Joinville, demonstrou preocupação sobre a inexistência desse sistema, principalmente em relação ao presídio feminino que será construído em Joinville com 286 vagas, anunciado em janeiro. Hoje a cidade possui 70 presas e com essa construção, que atenderá todo o norte catarinense, muitas detentas ficaram longe de suas famílias, sem perspectiva de um futuro após o cumprimento da pena.
O tenente – coronel Dirceu Neundorf em nome do Coronel da 5ª região da policial militar Benevenuto Chaves Neto, anunciou que os 33 soldados que estão na escola da policia militar e as próximas 150 vagas permaneceram no efetivo policial da cidade. Martinelli afirmou que essa é uma ótima notícia, pois é esse o resultado que todas as entidades joinvilenses buscam quando se fala em segurança pública.
O diretor da Penitenciária de Joinville, Richard Harrison Chagas, fortaleceu o sistema de ressocialização e que deve ser melhor desenvolvido, pois a grande maioria das presas não desenvolvem alguma atividade durante toda a pena. Segundo o delegado regional da Polícia Civil, Dirceu Silveira Junior, não existe uma causa única para a violência urbana, e defendeu a obra do presídio feminino para atender apenas a área da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional).
A reunião contou com a presença ainda do senador Paulo Bauer, do deputado estadual Kennedy Nunes e lideranças da área de segurança público.