Assuntos diversos e de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social de Joinville e do Estado marcaram a reunião do Conselho desta segunda-feira, 30 de março.
A apresentação do Núcleo de Mulheres Empresárias, que promove no dia 8 de abril Painel com três expoentes do segmento, foi o primeiro tópico. O Núcleo ainda homenageou a sua ex-presidente Karin Sliva, conselheira da Casa, e anunciou palestra da empresária hoteleira, Chieko Aoki, para o mês de agosto, em comemoração aos 20 anos de fundação do Núcleo.
Logo em seguida, Adriano Araldi, diretor do Grupo RBS, e Domingos Aquino, editor executivo do jornal A Notícia, lançaram o projeto “Xô Crise”, com vistas a destacar as boas práticas, o empreendedorismo e valorizar uma agenda positiva.
TERMINAL GRANELEIRO
Na sequência, Alexandre Fernandes, presidente do Terminal Graneleiro da Babitonga, falou sobre o empreendimento, que representa investimentos superiores a R$ 500 milhões na região da Estrada Laranjeiras, em São Francisco do Sul.
O TGB – Terminal Graneleiro da Babitonga ocupará área superior a 600 mil metros quadrados na localidade Estrada Laranjeiras. O empreendimento resulta de parceria entre investidores brasileiros, a empresa Al Khaleej Sugar, sediada em Dubai, maior refinaria independente de açúcar do mundo e uma das principais compradoras do produto no Brasil, e a Nidera Sementes, uma das empresas do agronegócio que mais cresce, contando com operações em mais de 20 países.
Na fase de implantação e operação, o terminal será responsável pela geração de 295 empregos diretos, possibilitando à Santa Catarina contar com um dos mais modernos e eficientes terminais de granéis sólidos do Brasil.
Em funcionamento, terá capacidade de movimentar até 14 milhões de toneladas/ano, se dedicado principalmente à movimentação de cargas dos dois principais parceiros, que atualmente movimentam cerca de 10 milhões de toneladas da produção agrícola brasileira, agregando aos terminais graneleiros portuários já instalados no porto público de São Francisco do Sul e atualmente concessionados para operações exclusivas.
HOSPITAL SÃO JOSÉ
Carlos Alexandre, diretor do Hospital Municipal São José, agradeceu o apoio e o investimento que a ACIJ e os empresários vem fazendo no hospital. Disse que a unidade é referência em várias especialidades, inclusive em grandes acidentes e transplantes. Ele passou a palavra ao consultor José Alvarenga, que desenvolve um novo modelo de gestão no São José a partir da campanha da ACIJ Eu Abraço o São José.
Os dados apresentados, de 2012, 2013 e 2014, mostram evolução no número de cirurgias, taxas de infecções outras conquistas. Os números estão disponíveis no site do São José.