Na abertura da reunião do Conselho desta segunda, 1 de junho, o presidente da ACIJ João Joaquim Martinelli comentou sobre os assuntos tratados na diretoria, com destaque para o discurso do presidente da Mercedes Benz do Brasil aos seus colaboradores, onde falou que o Brasil vive “o samba do criolo doido”, em sua economia.
A Mercedes tem estoque de caminhões e ônibus para os próximos quatro meses, 1750 colaboradores ociosos e prejuízo diário de cerca de R$ 2 milhões.
Hans Kress, autor do livro “Fascinante viagem pelo mundo”, com o apoio do escritor Wilson Gelbcke, entregou dois exemplares de sua obra ao presidente da ACIJ e ao convidado especial da reunião, Miguel Abuhab.
Fundador da Datasul e da Neogrid, Miguel Abuhab apresentou ao conselho o Projeto Brasil Forte, criado em 2003, de simplificação tributária do Brasil (www.projetobrasilforte.com.br). Abuhab apresentou o projeto ao governador Raimundo Colombo e ao Ministro da Fazenda Miguel Levy, quando ele esteve na ACIJ, em 16 de maio.
O projeto visa fomentar o desenvolvimento econômico, através da simplificação tributária, aumentando expressivamente a formalidade na economia. São premissas: A legislação tributária permanece inalterada e a implantação compete exclusivamente ao Poder Executivo (Ministério da Fazenda e Receita Federal)
Basicamente, e de forma simplista, o projeto segue o princípio da CPMF, onde os impostos não seriam mais declarados, mas sim cobrados dos registros de CNPJ, diretamente nas transações bancárias, facilitando a fiscalização e a cobrança.
Miguel Abuhab ainda falou da fundação da Datasul (hoje Totvs) e da Neogrid, multinacional que permite à empresa gerenciar seu estoque no varejo, com planejamento e reposição automática de mercadorias.