O presidente da ACIJ João Martinelli abriu a reunião do Conselho agradecendo ao Sebrae, na pessoa do seu superintendente Guilherme Zigelli, pelo apoio da instituição à casa, especialmente aos Núcleos e às empresas de pequeno e médio porte.
Destacou, depois, a assinatura do contrato para o projeto definitivo da obra de duplicação da SC – 108 (Hans Dieter Schmidt e Edgard Nelson Meister), 5,5 km entre a BR 101 e a Santos Dumont, na altura da Univille, Udesc e shopping.
Logo após, analisou o momento pelo qual passa o país: que iniciou com uma crise econômico-financeira, depois passou para uma crise política e agora uma crise institucional, com o distanciamento entre os poderes constituídos. “A dona de casa não aceita inflação de 8%, quando ela paga produtos 40% mais caros no supermercado”, afirmou.
Por fim, anunciou a vinda do empresário Décio Silva, presidente do Conselho de Administração da Weg, que falará do case vencedor da empresa na reunião de 14 de setembro. A Weg foi escolhida a Melhor Empresa do Ano entre as 500 Maiores e Melhores da Exame.
Mário Neves, diretor de TV do Grupo RBS, anunciou um programa estadual da emissora (que também será exibido na Globo Internacional) sobre “A Cidade da Dança”, que falará do Festival de Dança e da Escola do Teatro Bolshoi, inclusive com reportagens a partir de Moscou, na Rússia, sede do Bolshoi. O programa vai ao ar no sábado, 25, 14 horas.
Após a apresentação do programa da RBS, o presidente da ACIJ anunciou que a Escola do Teatro Bolshoi em Joinville é a primeira entidade cadastrada no Banco de Projetos da Casa, uma iniciativa que visa deixar na Cidade os recursos incentivados das nossas empresas.
Um Sebrae inovador para um mundo de mudanças foi a proposta de Carlos Zigelli, ao apresentar a instituição. “Nossa missão é estimular o surgimento de novos negócios e contribuir para que as empresas de micro e pequeno porte se mantenham e garantam sua longevidade”, elencou o superintendente do Sebrae.
Segundo ele, 47% do total de empregos no Estado, 1,032 milhão, são de empresas de pequeno porte. Do PIB (R$ 170 bilhões no Estado), 35,1% vem dos pequenos negócios.
O Sebrae tem 17 agências autônomas, 12 centrais de atendimento nos parceiros e 2 grandes centros empresarias em Florianópolis e Joinville. São 196 empregados no Sebrae e 363 pessoas jurídicas credenciadas, além de 24 entidade tecnológicas e 86 entidades empresariais credenciadas.