O presidente da ACIJ João Joaquim Martinelli abriu a reunião do Conselho levando ao presidente da Fiesc Glauco José Corte o pleito da classe empresarial, especialmente da Indústria, pelo não aumento do custo da energia. Glauco elencou as ações da Fiesc junto a Companhia de Energia, Celesc, em relação ao reajuste, já anunciado na reunião da ACIJ pelo seu presidente, Cleverson Sievert. Martinelli, na presença do prefeito Udo Döhler, realçou a presença constante do presidente da Fiesc na cidade.
Logo em seguida, Tina Marcatto, presidente do Núcleo de Mulheres Empresárias, estendeu a todos o convite para a palestra de Chieko Aoki, no dia 19 de agosto, em comemoração aos 20 anos do Núcleo (saiba mais no site ACIJ ou pelo fone 3461 3333).
O Secretário de Articulação Internacional, Carlos Adauto Virmond Vieira destacou as ações do Estado de Santa Catarina em apoio ao Encontro Brasil Alemanha – EBA. Em sua palestra, Glauco Côrte falou sobre o EBA: “Cooperação para superar desafios” será o tema central, cuja programação se estende com visitas e missões em diversas instituições, como Senai, Perini e Portos.
Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o encontro será realizado entre os dias 20 e 22 de setembro no Centro de Convenções e Exposições Expoville, reunindo cerca de mil pessoas, sendo a maioria empresários do Brasil e Alemanha.
Ao estimular debates sobre questões de interesses recíprocos, o evento é considerado o mais importante da agenda bilateral dos dois países. Santa Catarina sediou os encontros de 1994 (Florianópolis) e de 2007 (Blumenau).
No ano passado, o 32º Encontro Econômico Brasil Alemanha aconteceu em Hamburgo, Alemanha.
O primeiro evento da programação é o Jantar Prêmio Personalidade Brasil–Alemanha 2015 na noite de domingo, dia 20 de setembro, na Sociedade Harmonia Lyra.
Nos dias 21 e 22 de setembro serão realizados os eventos técnicos que integram o encontro no Centro de Convenções Expoville, com destaque para os sete fóruns que discorrerão sobre 1) Inovação para o Futuro; 2) Bioeconomia e Biotecnologia; 3) A Digitalização da Economia; 4) Desafios Enfrentados pelas Cidades; 5) Mobilidade e Conectividade; 6) Saúde; e 7) Energia e Infraestrutura.
No último dia, terça (22), a tarde será reservada para visitas simultâneas a quatro empresas e entidades: Porto de Itapoá, Siemens/Perini Business Park; BMW; e SENAI de Inovação e Sistemas de Manufatura.
Joinville foi anunciada oficialmente como sede do evento em setembro do ano passado, em Hamburgo, durante encontro que contou com comitiva catarinense. O prefeito Udo Döhler destaca a importância do encontro para Joinville pela aproximação de empresários, representantes de entidades e de governos dos dois países.
“Teremos uma grande visibilidade ao promover esse evento, com expectativas de realizar bons negócios. Por isso estamos nos mobilizando para organizar um grande encontro aqui”, celebrou o prefeito.
Glauco Côrte falou ainda da atuação da Fiesc em Joinville, que quer chegar a 33 mil matrículas em Joinville, além dos investimentos no Instituto Senai de Tecnologia e no Instituto de Inovação. Hildegard Schllup, diretora do Senai em Joinville, falou das matrículas do Senai, que já chegam a 12 mil em 2015, com média anual de 20 mil matrículas ano. Geisa Fenilli, diretora do Sesi, disse que a instituição tem 13 mil matrículas.