O presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli, abriu a reunião deste dia 24 de agosto com uma análise do momento econômico e o mercado de emprego:
O Estado perdeu 14.400 empregos, o Brasil 150 mil empregos e Joinville 2000 empregos, no mês de julho. Não é só perda de emprego, é perda de plano de saúde, vales transporte, refeições e todo um conjunto de benefícios que pode causar uma desestruturação.
O coronel Henrique Coelho, quando esteve na ACIJ, alertou para o agravamento dos problemas de segurança. E não se vislumbra nada que possa mudar esse quadro. A perda de competitividade leva a isso.
Mesmo quem está na Zona Franca de Manaus, com menos impostos, não consegue competir com os asiáticos. As decisões que estão sendo tomadas deterioram a competitividade. O aumento de tributação sobre a folha é um exemplo. As empresas terão que fazer contas se vale a pena tributar sobre a folha ou sobre o faturamento, que é dos males o menor. De qualquer forma, estamos dobrando os encargos sobre a Folha.
Além disso, os Estados se reuniram e querem aumentar o ITCMD, para 20%. Mesmo o anúncio da redução de 10 Ministérios não será tão representativo. Não há uma preocupação muito séria em reduzir despesas. Precisamos conhecer as regras e sermos mais competentes ainda.
PERINI BUSINESS PARK
Marcelo Hack, vice-presidente da ACIJ e presidente do Perini Business Park,resumiu a história do condomínio lembrando que o investimento em infraestrutura trouxe negócios importantes para a cidade, com muita competitividade, que tornou o Perini o maior condomínio multissetorial do país, com 290 mil metros de área construída. Da área ocupada, 78% indústria, 18% comércio e 4% serviços.
São quase oito mil trabalhadores em mais de 150 empresas, com conveniência e serviços, com Vila Germânica e Centro Comercial, subestação de energia, estação de tratamento de efluentes, segurança armada, avenidas urbanizadas e duas mil vagas de estacionamento. São 600 mil metros quadrados de área de preservação permanente.
Jonas Tilp, diretor comercial, apresentou a história do Perini e as ações sociais e ambientais do parque. Anunciou duas associadas para a ACIJ, vindas do condomínio: a Bluestar Silicones e a Laben Laboratório de Ensaio, que receberam o diploma de sócias da Casa.
Por fim, dentro do conceito de conectividade, lançou a revista do Perini Business Park e um aplicativo para celular com o Joinville em Dados. “Nossa estratégia é conectar pessoas e negócios. É um orgulho ajudar a construir essa cidade”, afirmou.
Na sequência, Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, falou da Intermach 2015, evento que se realiza de 1º a 4 de setembro, na Expoville, com Congresso de Tecnologia, organizado pela Sociesc, e ainda uma Rodada de Negócios. Serão 315 marcas, de seis estados e cinco países. Giane Bracelo, da Unisociesc, falou do Congresso, com palestras na Expoville e cursos realizados no campus da Marques de Olinda.