Uma garagem solar foi destaque desde a última semana na ACIJ, um dos exemplos de energia renovável apresentado no Seminário de Eficiência Energética realizado pela entidade nesta quarta-feira, dia 16. Capaz de produzir energia para carregar um carro elétrico e abastecer uma casa de médio porte, a garagem pode gerar uma economia de até R$ 160 na conta de luz.
O evento orientou todos os presentes a obterem o melhor desempenho na produção de serviço ou produto com o menor gasto de energia, assim como um momento para discussão e troca de experiência sobre o tema.
O ciclo de palestras contou com os temas: “O impacto do custo de energia na competitividade das empresas’, com Sr. Otmar Muller, presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC; ‘Sustentabilidade gerando oportunidades’, com Engº Marco Gianesini, gerente da Divisão de P&D e Eficiência Energética da CELESC; ‘O Mercado Livre de Energia como estratégia de redução de custos e ganho de competitividade para a indústria catarinense’, com Sandro Luiz Bittencourt de Souza, Diretor da RBEnergia; ‘Justificativas Estratégicas e Financeiras aos projetos de Eficiência Energética ’, com Carlos Eduardo Valenzi, gerene de vendas da Weg; ‘Micro e Mini geração distribuída, uma alternativa rentável e renovável’, com Rodrigo Dalmonico, diretor da ECOA Energias Renováveis e ‘Linhas de financiamento para geração de energia e eficiência energética’, com Felipe Castro do Couto, gerente de planejamento do BRDE.
E para encerrar, Sergio Luis Ramos, supervisor administrativo da CELESC Unidade Joinville, falou sobre o sobre o serviço que a ACIJ oferece gratuitamente ao associado Programa de Energia.
O ciclo de palestras contou com a presença de cerca de 130 participantes e teve o apoio da Celesc, BRDE, Weg, Ecoa, Fiesc e RBEnergia.