A reunião da ACIJ desta segunda foi aberta pelo presidente João Joaquim Martinelli, que apresentou um vídeo estimulando as empresas a destinarem 1% do imposto devido para projetos sociais da cidade, que podem ser cadastrados no Banco Social da ACIJ.
“Nós reclamamos que o dinheiro vai pra Brasília e não volta. Essa é uma oportunidade de aplicar aqui. Queremos contar com nossos meios de comunicação, para divulgar essa ideia”, afirmou.
Depois, deu sequência aos trabalhos, abrindo espaço para Giane Bracelo, executiva da Unisociesc, que trouxe um convite para o evento de inovação e competitividade, CIKI 2015, promovido pela UFSC e Unisociesc.
Logo após, Geisa Fenilli, gerente do Sesi em Joinville, falou da parceria entre a instituição e o TRE-SC para facilitar o acesso dos trabalhadores ao cadastramento biométrico, com três novos postos de atendimento, no Perini Business Park, no Grêmio da Whirlpool e no Espaço do Sesi na Tupy. Joinville tem cerca de 60% dos eleitores, quase 250 mil pessoas, para cadastrar ainda.
Priscila Deliberalli, economista do Banco Safra, destacou que o momento é conturbado, mas tem como missão traçar alguns cenários possíveis. “É difícil de entender as cabeças daquele planeta chamado Brasília”.
Ao analisar a economia mundial, Priscila avaliou a economia americana em rota de normalidade enquanto que a China começou a preocupar, com crescimento em desaceleração. A apreciação do dólar deixa a inflação muito baixa nos Estados Unidos, o que permite manter os juros baixos no país, o que deve mudar no início de 2016.
“Sem resolver a crise política, não vamos resolver a crise econômica. O que a equipe econômica do Governo poderia fazer, ela já fez”, afirmou Deliberalli. Para ela, um dos grandes problemas é o abandono do tripé macroeconômico: metas de inflação, responsabilidade fiscal e câmbio flexível.
Segundo ela, a perda de credibilidade do Banco Central afeta muito a performance da economia. “os agentes não acreditam mais nas projeções do BC”. A economista lembrou ainda que no ano passado a indústria caiu mais de 3% e esse ano deve cair ainda mais.