Antes do debate com os deputados, houve uma breve apresentação da UFSC, que em Joinville conta com sete cursos de engenharia e um mestrado, com 400 vagas ofertadas por ano e 1500 alunos. São 34 profissionais e 92 professores efetivos, sendo 83 com Doutorado.
O presidente João Joaquim Martinelli ressaltou que o objetivo é ouvir os parlamentares sobre os projetos em andamento e o que está acontecendo no ambiente do legislativo.
Abrindo as falas, Marco Tebaldi enumerou que tem 38 projetos apresentados e 104 ações parlamentares. Destacou o projeto de atualização do fundo de garantia no mesmo índice da caderneta de poupança e a aprovação de Joinville como Capital Nacional da Dança. Foi aplaudido quando se propôs a defender a causa do Bombeiro Voluntário, com uma PEC que possa resolver de vez a questão.
Já o deputado Mauro Mariani, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, disse que aprovou projeto que autoriza o cidadão a usar o endereço residencial para basear o seu negócio. Depende somente de aprovação do Senado para beneficiar 10 milhões de brasileiros, segundo Mariani. Membro da Comissão de Transporte, falou especialmente das questões ligadas as obras de duplicação de rodovias, como as BRs 280 e 470.
Falando em primeiro lugar entre os deputados estaduais, Dalmo Claro de Oliveira defendeu o investimento do Governo em infraestrutura, para retomar a economia, por meio da geração de empregos. Dalmo participa das Comissões de Saúde, Direitos Humanos, Combate e prevenção às Drogas e Comissão de Pesca.
Já o deputado Darci de Matos, que preside a Frente Parlamentar das Pequena Empresa, destacou sua atuação em favor dos Bombeiros Voluntários e o projeto de uma nova previdência para Santa Catarina, criando um teto para o servidor público estadual.
Patrício Destro, em licença até dezembro, reforçou que abriu mão de dois meses de mandato em favor de seu suplente. Destacou a entrega de seis ambulâncias para Joinville. Falou sobre projeto que visa equalizar número de policiais de acordo com o tamanho e necessidade dos municípios. Também defendeu proposta para abertura mais célere de empresas. A duplicação da Ottokar Doerffel e a abertura da Almirante Jaceguay foram defendidas pelo deputado.
Kennedy Nunes ressaltou a harmonia entre os quatro deputados e a consequente atuação conjunta. Falou da relatoria do plano estadual de educação, que será votado nos próximos dias. Trouxe ainda números dos investimentos que o Governo do Estado faz em Joinville, especialmente na área de saúde. Sobre a Folha do São José, o Governo do Estado já paga a conta de três hospitais (Regional, Infantil e Maternidade Darci Vargas). Ressaltou que o São José recebe recursos do Estado e que os pacientes de outros municípios remuneram o hospital.
Ao encerrar, o presidente Martinelli encaminhou os pleitos da Casa aos deputados, com a sugestão de que cada um possa assumir a coordenação dos assuntos com os quais tem mais familiaridade e maior identificação.