O Projeto Join.Valle, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Joinville (Side), que propõe um novo paradigma de gestão do espaço urbano dentro do conceito de Cidades Inteligentes e Humanas (Human Smart Cities), foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira (29), na reunião da ACIJ.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Danilo Conti, explica que a base do programa é tornar Joinville uma cidade com serviços modernos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, direcionados à cocriação da cidade do futuro. “Estamos migrando para um novo mundo onde a tecnologia torna-se um pano de fundo de nossas vidas, em que a infraestrutura tecnológica colhe dados, transforma esses dados em informações e faz uma gestão voltada para as pessoas e com as pessoas”, explica.
Segundo Conti, o caminho para apoiar a transformação de Joinville nesse modelo de cidade se baseia nos seguintes princípios: infraestrutura tecnológica, democratização do acesso à internet e criação de um ecossistema criativo. Essas metas serão atingidas através da atração de empresas de base criativa, fomento à rentabilidade do patrimônio público e estímulo à geração de emprego e renda de alto valor agregado.
Na direção de transformar Joinville em uma cidade inteligente, a Prefeitura já oferece várias comodidades à população por meio eletrônico como 2ª via do carnê de IPTU, alvarás, certidões, Sistema de Informações Georreferenciadas (Singeo), Sistema Eletrônico de Informações, adoção de tablets e lousas digitais, notebooks na rede escolar. Já estão previstos o sistema de estacionamento rotativo, radares e centro de operações integradas