Os quatro deputados estaduais da região de Joinville, Darci de Matos, Dalmo Claro, Kennedy Nunes e Patrício Destro, participaram da reunião da ACIJ desta segunda-feira, dia 16 de maio. A ACIJ trouxe na reunião anterior o presidente da Câmara de Vereadores Rodrigo Fachini e terá, no dia 30 de maio, a participação do prefeito Udo Döhler.
O primeiro deputado a falar foi o deputado Estadual Darci de Matos, que informou ter apresentado na Assembleia 230 projetos de lei, dos quais 132 aprovados. Citou em tramitação o projeto que regula cargas perigosas nas Rodovias do Estado e a retirada do ICMS do óleo diesel do transporte coletivo urbano, para desonerar a tarifa. Afirmou que o Estado nomeou 728 policiais militares e 486 policiais civis e que os deputados vão pleitear alguns deles para Joinville. Depois, focou na defesa dos Bombeiros Voluntários e falou dos projetos de Lei que visam manter o Voluntariado.
Na sequência, o deputado Dalmo Claro destacou as comissões permanentes nas quais participa e os projetos de sua autoria que tramitam na Assembleia Legislativa, como aquele que garante medicamentos gratuitos para diabéticos e ampliação do orçamento da saúde estadual de 12 para 15%. Também citou projeto que facilita o processo para que a Escola Bolshoi possa receber recursos do Estado.
Kennedy Nunes, em sua fala, relacionou os recursos garantidos para asfalto, saúde, segurança pública e inclusão digital. Kennedy vem apoiando um Centro de Equoterapia na Cavalaria Militar, e também atua para a ampliação do orçamento dos municípios na Receita da União. Falou ainda da relatoria do projeto que alterou o modelo previdenciário do Estado.
Já o deputado Patrício Destro lembrou que foi o segundo parlamentar que mais apresentou leis e e o quinto mais atuante na Alesc. Na presidência da Comissão de Proteção Civil, afirma ter garantido seis pontes para o município de Joinville. Destacou projeto de lei para agilizar a emissão de funcionamento de empresas de pequeno porte e anunciou a liberação de seis ambulâncias para a cidade, em compromisso conjunto com o Governo do Estado.