O ex-presidente da Tigre, Amaury Olsen, agora conselheiro profissional e coach, falou sobre Governança Corporativa e desafios das empresas na atualidade, durante a reunião do Conselho da ACIJ.
“Tive uma oportunidade de carreira única, com bastante sorte e o prazer de conviver com a família do Felipe Hansen (aqui do lado), seu pai e seu avô e, através deles, eu tive muitas chances na vida”, afirmou. Listou algumas das empresas por onde passou, na funçaõ de conselheiro, como a Portobello, Papaiz, Cassol e Marisol, entre outras.
“Listamos, eu e o seu Eggon João da Silva (fundador da WEG), 47 empresas que não existem mais e identificamos que o problema foi sempre no momento da sucessão, da transmissão”, destacou. Reforçou ainda os ensinamentos de um dos maiores gurus no tema Governança: “Não há fortuna que chegue na terceira geração”, parafraseou Olsen, citando John Davis.
Amaury participa do Conselho da Duratex (Itaú), do Grupo Martins (350 mil clientes e cinco mil representantes), Grupo Baumgart (90 mil pessoas/dia, 300 mil carros/ano). “Aceitei ainda o desafio no Conselho de uma agência de propaganda, para ver de perto a migração da TV para a Internet”.
Também está no México, numa empresa de Caixas d’água, e no Texas, numa empresa de um amigo. São oito conselhos e 10 comitês. Também fui convidado para o Conselho da Estácio.
Segundo ele, Estratégia, Governança e Pessoas são os temas de responsabilidade de um Conselho de Administração. “Na empresa familiar, o acionista tem que dar o tom. Dizer onde quer chegar”, afirma.
Sobre a crise, Amaury recomendou atenção aos custos, orçamento base zero, logística muito bem ajustada e avaliação da forma de prestação de serviços. “Também precisamos enxergar as coisas novas que estão acontecendo, no mundo digital, na tecnologia, na Internet 4.0 e assim por diante”.
Sobre o varejo, destacou a evolução das compras com celular (apenas apontando para os produtos desejados). Segundo ele, os pequenos também terão a mesma agilidade, com drones e outras soluções. Citou ainda novas formas de bonificação para os clientes e sobre a imprevisibilidade nestes novos tempos.