A pedido do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho, a Corporação de Bombeiros Voluntários de Joinville apresentou na reunião da ACIJ o tema “Impactos da Nova Legislação contra Incêndio e Pânico em Joinville”.
Maurício Jauregui, vice-presidente da Corporação, disse que o objetivo é dividir o aprendizado sobre a nova legislação, vigente há 8 meses. Lembrou que uma apresentação mais técnica será feita dia 31 à tarde, na ACIJ, para profissionais.
O CAT – Centro de Atividades Técnicas da Corporação tem por atribuição analisar projetos, eventos e denúncias. Esses serviços são prestados gratuitamente à comunidade. A equipe conta com oito profissionais e um estagiário, que tem o melhor tempo de resposta do Estado de Santa Catarina.
O objetivo, segundo Jauregui, é digitalizar os processos. Por enquanto, eles são escaneados, com o original devolvido ao proponente. Falou ainda dos critérios adotados, como prazos para adequação à norma e adequações de ampliações.
Destacou também as mudanças mais importantes da legislação e o que mais afeta, como o caso de construções destinadas a reunião de público com concentração (boate Kiss, por exemplo) e reunião de público sem concentração (como restaurantes).
Detalhes como uma placa com informação da capacidade de pessoas precisa estar em destaque, com tamanho padrão e altura adequada, bem como placas informativas de escadas, degraus, etc.
Talvez um dos temas mais polêmicos, a criação de brigadas internas, também foi explanado, assim como a Comissão Municipal de Segurança contra Incêndio. Para atendimento ligue 3431 1116 e e-mail cat@cbvj.org.br.