Carsten Stoecker, vice-presidente da BMW Brasil, profissional da empresa há 20 anos e presidente da Unidade de Araquari, foi o convidado especial da ACIJ da segunda-feira, dia 22 de agosto.
A empresa conta com mais de 140 mil colaboradores e produz dois milhões de veículos por ano, em 14 países. O foco das fábricas menores, como no Brasil, é entregar veículos para o mercado local. A estratégia é bem definida e diz que a produção segue o mercado, por isso a BMW está no Brasil.
“Nós vemos um grande futuro no país, por isso viemos para cá. Porém, este é o primeiro ano com produção completa e também o ano mais difícil, mesmo assim aumentamos consideravelmente o volume da fábrica”, destacou Stoecker.
A BMW está no programa Inovar Auto, baseado em cinco pilares: processos produtivos, segurança, cadeia logística, P&D e Eficiência Energética.
Segundo Stoecker, o segmento premium representa apenas 2,5% do mercado brasileiro, enquanto que em outros países pode variar entre 10 e 30%. Por isso, vê uma possibilidade grande de crescimento para a montadora.
INSTITUTO JUAREZ MACHADO
Melina Mosimann e Germano Busch, diretores do Instituto Internacional Juarez Machado, apresentaram a entidade, inaugurada em 2014, com cerca de mil metros quadrados.
Ambos apresentaram o selo “Amigo do Instituto”, projeto direcionado a empresas e pessoas que desejam contribuir para que a arte torne-se acessível a todos. O objetivo é arrecadar fundos para auxiliar na manutenção e qualificação do espaço.
O Instituto é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que visa integração, pesquisa, formação e motivação à produção artística e cultural. “Tinha uma dívida com Joinville, com os meninos daqui que tinham obrigação de ir para a fábrica no meu tempo. Eu queria que todos pudessem ter a felicidade que eu tive”, afirmou Juarez Machado.