A reunião do Conselho desta segunda, 29 de agosto, foi realizada em comemoração aos 21 anos do Núcleo das Mulheres Empreendedoras. A Casa recebeu a empresária Isabel Baggio, que falou sobre Empreendedorismo, liderança e sobre a sua trajetória.
Antes, a presidente do Núcleo, Tania Giessel, destacou o pioneirismo das mulheres de Joinville, há 21 anos. “Foram muitas ações neste período e um pioneirismo que nos orgulha muito, à medida que hoje, Santa Catarina inteira e boa parte do Brasil tem Núcleos formados exclusivamente por mulheres”.
Depois, convidou as mulheres a participar do Núcleo, que se reúne quinzenalmente na ACIJ, sempre às segundas-feiras, às 16h30. “Nas outras duas segundas-feiras do mês, fazemos visitas de benchmarking e missões empresariais”. Falou, antes de passar a palavra à palestrante.
Isabel Baggio é proprietária do Jornal Correio Lageano, foi presidente da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Lages, fundadora do Conselho Estadual da Mulher Empresária e do Banco Mulher em Lages.
EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA FEMININA
Ela trouxe dados da Mckinsey, que mostram que nas empresas em que até 30% da liderança é feminina, os lucros são 15% maiores. “E porque as mulheres não chegam no alto? A maternidade e o casamento são itens que dificultam a ascensão feminina. A falta de outras mulheres na liderança, como referência, também é outro fator”, avalia.
Isabel foi a única mulher a presidir a ACIL, em 76 anos de atividades. “Tive que provar muitas coisas neste período. Como mulher e como filha de um empresário de sucesso”, afirmou.
Citou ainda o trabalho da Fundação José Paschoal Baggio, que homenageia seu pai, e ainda o Banco de Microcrédito, que já venceu as fronteiras do Estado.
“Empreendedorismo para mim é fazer acontecer, independentemente do cenário, das opiniões e estatísticas. É ousar, fazer diferente, correr riscos, acreditar no seu ideal, e na sua missão”, finalizou.