O presidente da Companhia Águas de Joinville, Jalmei Duarte, falou na reunião da ACIJ sobre a questão do Saneamento na cidade, que tem 31,4% do esgoto tratado (em Joinville, são 66 mil economias [66 mil hidrômetros] sobre o total de 210 mil economias da cidade [água]).
Joinville está em 75o. lugar no ranking nacional das cidades com melhor cobertura. Já o Estado de Santa Catarina está em 17º lugar em cobertura de esgoto, no ranking dos Estados.
“Tivemos o melhor primeiro semestre da companhia em toda a sua história, em performance financeira e operacional”, destacou Jalmei Duarte. De acordo com ele, a grande obra de esgoto está na Zona Sul e aumenta em nove pontos percentuais a cobertura de esgoto, com previsão de entrega em abril de 2018.
Também evidenciou as obras na ETE do Jarivatuba, em andamento, estação de tratamento que vai cuidar de 95% do esgoto recolhido. “Dois mil e dezoito vai ser o ano do Saneamento em Joinville. Vamos entregar importantes obras de coleta e tratamento de esgoto, que estarão prontas ou sendo executadas”, afirmou.
Joinville tem 147 mil hidrômetros, que medem a ligação de água. Os equipamentos têm vida útil de 2,5 anos. No primeiro semestre, o número de economias cresceu 1,8%. A Cia Águas de Joinville tem 370 funcionários e 140 indiretos.
Dados de 2014 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades, apontam que cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, mais de 100 milhões de brasileiros não têm coleta dos esgotos e somente 40% dos esgotos gerados do país são tratados.