Na reunião do Conselho deste dia 24, Marcelo Harger, doutor em Direito Público, abordou os problemas jurídicos decorrentes da situação brasileira atual às empresas com a palestra “Os reflexos empresariais das medidas anticorrupção”.
Para ele, as leis da Improbidade, da Ficha Limpa e da Anticorrupção são alguns do caminho para tentar punir a corrupção, mas vão reduzindo as garantias e direitos individuais. “As consequências não têm sido percebidas pelo empresariado, e os reflexos vão além da esfera criminal e acabam por ter desdobramentos comerciais, tributários, trabalhistas e até ambientais”, afirmou.
Segundo ele, estamos vivendo num ambiente democrático, com um modelo jurídico autoritário. “O Estado é um mal necessário e considero advocacia como uma missão de vida. Está na nossa missão se fazer ouvir, muito além de defender as pessoas em processos”, afirmou.
Marcelo Harger, advogado com pós-graduação em Processo Civil, MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado e doutorado, ex-conselheiro do Conselho Estadual de Contribuintes representando a FIESC, professor, autor de diversos livros, artigos doutrinários publicados em revistas jurídicas especializadas e membro da Academia Joinvilense de Letras – AJL.
Mostra Decora
Na sequência, Antônio Cecin, presidente do Núcleo de Decoração, apresentou a proposta da Mostra Decora, de arquitetura, decoração e design.
O evento deverá aproveitar um grande terreno em bairro na área central, integrando Núcleos da Casa, como Agências e Concessionárias, aliando ainda estacionamento, food truck, atividades culturais e eventos técnicos, como palestras, workshops e reuniões na área do evento, que tem previsão de ocorrer em maio de 2017.