O presidente da Fiesc Glauco Côrte foi o convidado especial da ACIJ nesta segunda-feira, em reunião aberta à comunidade empresarial.
Também participaram o prefeito de Joinville, Udo Döhler, e a secretária executiva da ADR, Simone Schramm, entre outras lideranças empresariais e políticas.
Côrte destacou a retomada, ainda que não no patamar ideal, dos empregos no Estado, puxados especialmente pela Construção Civil e pela Indústria do Vestuário.
“Santa Catarina é o terceiro Estado em geração de empregos na indústria, atrás somente de São Paulo e Rio Grande do Sul”, afirmou ele.
SC é o terceiro Estado em educação, inovação e o quarto em infraestrutura, o que garante maior competitividade para o nossas empresas.
“A expectativa é que o saldo da balanço comercial este ano seja melhor do que ano passado. O PIB deve crescer proximo a 0,5% este ano e 2,5% em 2018”, estima.
Logo depois, os executivos do IEL, Senai e Sesi falaram de seus projetos e programas para fomentar a inovação e a competitividade.
Carlos Kurtz, diretor jurídico da Fiesc, comentou sobre a reforma das legislação trabalhista. “A maior intervenção desde que a CLT foi criada”, destacou.
Para ele, o modelo então vigente chegou a exaustão, especialmente num momento de tantas mudanças, geradas pela modernização tecnológica. “A legislação passa a valorizar o acordo coletivo”.