
Descrição
Curso: Formação de Compradores e Negociadores
Objetivos:
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos, metodologias, técnicas e ferramentas para uma gestão de compras que contribua para a criação de valor na empresa.
Pretende-se a familiarização com os conceitos fundamentais, o desenvolvimento de competências de análise dos macroprocessos de compras da cadeia de valor, a otimização e melhoria das suas vertentes estratégicas, organização e pessoas, processos e sistemas de informação, e a partilha de experiências setoriais / casos de referência e Learnings (aprendizados) da Gestão de Compras.
Público Alvo:
Auxiliares de Compras, Compradores Junior e Analistas de Compras, ou mesmo aqueles que pretendem iniciar na carreira, ou que estão buscando uma colocação ou recolocação no mercado, de uma das profissões que mais vem crescendo nos últimos 20 anos no Brasil e no Mundo.
Aptidões Desenvolvidas:
- Você aprenderá a comprar, controlar e negociar de forma estratégica, gerando ganhos extraordinários para a sua empresa;
- Irá aprender a utilizar as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão de Compras e identificar oportunidades de redução de custos;
- Irá aprender a otimizar os processos de Compras, classificação de materiais, e cálculo de demanda dentro do conceito de cadeia suprimentos;
- Aprenderá as melhores estratégias de compras e suprimentos na prática;
- Você irá desenvolver técnicas de como Qualificação, Homologar e Avaliar fornecedores de serviços e produtos à nível Global;
- Irá desenvolver seus próprios indicadores de performance da área de compras.
- Irá aprender as possíveis fraudes em suas sanções na Lei referente à implantação do Compliance no compras.
MÓDULO 1
GESTÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
Objetivo:
- Capacitar Profissionais na área de Compras atendendo à demanda do mercado, promover aos participantes uma visão atualizada das atividades de compras, com exposição de técnicas e ferramentas necessárias para o processo de planejamento, administração e organização do setor.
- Este curso foi estruturado visando atender à demanda das empresas em profissionais capacitados e qualificados na área de Compras. Por isso, seu conteúdo é totalmente prático e aplicado ao mercado.
- Capacitar os participantes com técnicas e ferramentas utilizadas no Planejamento e na Realização do Processo de Negociação, visando atingir resultados efetivos.
Metodologia:
O Treinamento será aplicado de forma prática e dinâmica envolvendo situações do cotidiano empresarial, através de exposições dialogadas e escritas.
Programa:
Importância da área de compras nas empresas.
- A participação no capital investido da empresa.
- Saber comprar: Fator determinante na competitividade.
- Estratégia: Posicionamento e Competitividade.
- O Impacto na Lucratividade com a Redução na Compra de Materiais e Serviços.
- As responsabilidades dos Compradores.
- A integração da área com os outros departamentos.
- A função Compras.
- Qualificação de Compradores.
- Objetivos da função Compras.
- Tecnologias Aplicadas ao Sistema Compras | E-comerce
- O sinal da demanda:
- Solicitação de Compras,
- MRPII, JIT,
- Ponto de Pedido,
- Vendedor door to door,
- Contrato de Fornecimento.
- Acompanhamento das entregas: Follow-up.
- SCM – Supply Chain Management.
- Centros de Serviços: Compras centralizadas.
- A integração da Administração de Materiais com a Organização e Processos.
- Os desafios dos Gestores na Gestão dos Estoques.
- Curva ABC de Estoques.
- Tempo de Ressuprimento = TR.
- Ponto de Pedido.
- Estoque Mínimo.
- Estoque de Segurança.
- Fator K de Segurança.
- Lote Econômico de Compras – LEC
- Fatores da Terceirização nas Empresas.
- Casamento Perfeito – Cliente x Vendedor.
- Lições aprendidas.
- Definição da Atividade a ser Terceirizada.
- Seleção dos Fornecedores.
- Avaliação e Acompanhamento da Parceria.
- Critérios para Seleção de Fornecedores.
- Custo Mark-up de Produtos/Serviços: Varejo e Indústria.
- A Importância da Classificação de Fornecedores.
- O critério preço não é o único importante na determinação dos lotes de compra.
- Os critérios para o ranqueamento dos fornecedores: Qualidade; Pontualidade no fornecimento e Parceria.
- Política para os fornecedores.
- Exercícios Práticos
MÓDULO 2
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS
Objetivo:
Capacitar os participantes com técnicas e ferramentas utilizadas no Planejamento e na Realização do Processo de Negociação, visando atingir resultados efetivos.
Metodologia:
O Treinamento será aplicado de forma prática e dinâmica envolvendo situações do cotidiano empresarial, através de exposições dialogadas e escritas.
Programa:
- Definição de Negociação.
- A Evolução das Técnicas de Negociação.
- Snake Oil Seeling ( Vendendo cobra e óleo).
- Pyramid Selling ( Vendas em Pirâmide).
- Técnica SPIN.
- A Teoria da Ganha-Ganha: Ganha-Perde, Perde-Perde, Ganha-Ganha: Qual a melhor maneira de fechar um negócio em que ambos saiam ganhando?
- Negociação, Casamento e Família: Quais as dificuldades e aprendizados.
- Tempo, Informação e Poder: O segredo para o sucesso da Negociação.
- A Comunicação Formal, Informal, Internet e Comunicação não-violenta nas Negociações.
- Os canais de Comunicação: Auditivo Visual e Cinestésico:
- A Técnica do Rapport (espelhamento) nas Negociações
- As Habilidades do Negociador: Escutar na essência, Empatia, Resiliência, Relacionamento Interpessoal, O olhar, O uso do celular e suas tecnologias, Calma nas decisões.
- Técnicas de Negociação pelo telefone.
- Os participantes do Processo de Negociação: Ritmo e Atitude.
- Planejamento, Metas e o segredo da “gordura”.
- A Técnica do Minimax.
- Nem sempre a melhor negociação e o preço do produto/serviço.
- Timing da Negociação.
- Estratégias de Negociação.
- Clima e Local.
- Método Harvard de Negociação – Usando o BATNA nas negociações.
- Introdução ao estudo da Linguagem Corporal.
- Dinâmicas de grupo, exercícios práticos e vídeos didáticos.
MÓDULO 3
QUALIFICAÇÃO, HOMOLOGAÇÃO, AVALIAÇÃO E REAVALIAÇÃO CONTÍNUA PELO MÉTODO IQF DE FORNECEDORES DE PRODUTOS/SERVIÇOS
Objetivo:
Dar subsídios aos participantes para o estabelecimento de critérios para o desenvolvimento de uma sistemática para a qualificação de fornecedores, com base na classificação dos produtos subcontratados segundo sua importância para a qualidade do produto final, tendo como base a avaliação de Sistemas da Qualidade, analise de desempenho e aprovação dos produtos fornecidos.
Programa:
O Comprador e a Gestão da Qualidade dos Fornecedores:
Critérios na busca de Fornecedores de Produtos e Serviços: Pós-venda, Localização, Preço, Habilidade Técnica, Capacidade Produtiva e Confiabilidade.
Desenvolvimento da Relação Comprador x Fornecedor – Como o comprador deve iniciar sua atividade na busca de uma parceria sólida?
Os Dez fatores que motivam a Avaliação e Qualificação de Fornecedores – O fornecedor só irá melhorar seus processos quando estes pontos importantes forem identificados.
A Qualificação de Fornecedores de Produtos e Serviços:
Requisitos da NBR/ISO 9001:2015 – Requisitos que a norma exige para este processo.
As três etapas básicas para Qualificar os Fornecedores, segundo a Norma NBR/ISO 9001:2015.
A Gestão de Fornecedores: Planejamento, Comunicação, Controle e Gestão de Competências.
Critérios de Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade, quando houver.
Critérios de Análise de Riscos, principais fatores: Redução de Produção, Localização do Fornecedor, Imagem, Co-responsabilidades, Influência no processo e produto.
Sequência de Implantação de Análise der Riscos.
A Diferença entre Fornecedores de Produtos e Serviços.
Avaliação e Reavaliação Contínua dos Fornecedores:
Parâmetros para IQF (Índice de Qualificação de Fornecedores) – Os principais parâmetros para iniciar uma avaliação de fornecedores.
Sequência de Implantação do IQF e particularidades de cada tipo de fornecedor.
Atribuições de Pesos para o IQF – Um fator importante nos processos de qualidade para atribuir responsabilidades aos processos.
Critérios para IQF total obtido na Avaliação e Reavaliação dos Fornecedores.
Classificação dos Fornecedores – Que ações devo tomar após nota obtida por cada Fornecedor.
Política para Fornecedores – Estabelecer uma política nas organizações é fato predominante para o sucesso
Exercícios Práticos em todos os módulos.
MÓDULO 4
MÉTRICAS E INDICADORES DE COMPRAS
Objetivo:
Como você mede seus processos na área de Compras? Quais métricas mais interessam na sua gestão? Como implantá-las?
Este curso servirá como um guia prático, cujo objetivo é construir a estratégia, as principais métricas e como implementá-las.
A proposta é prepará-lo para que esteja apto a construir seu programa de métricas e indicadores através de um programa passo a passo.
Programa:
- O papel de Compras com agregador de valor na organização.
- Identificando e construindo a missão, visão e valores de Compras no contexto da empresa.
- Definindo os objetivos estratégicos de Compras por meio do Balanced Scorecard (BSC).
- Utilizando o Mapa Estratégico do BSC para consolidar e desenhar a estratégia de Compras.
- Estabelecendo metas a partir do princípio SMART.
- Indicadores estratégicos x indicadores de rotina: entendendo a funcionalidade e aplicação das métricas.
- Identificando as métricas essenciais para a área de Compras com base no desenho da estratégia.
- Seleção, definição e acompanhamento de indicadores chaves do dia a dia.
- KPI´s de Compras:
- Evolução de Preço;
- Prazo Médio de Pagamento;
- Custo dos Suprimentos;
- Produtividade dos Setor de Compras;
- Nível das Entregas dos Fornecedores
- Pedidos de Compras Normais x Urgentes;
- Coverag – Cobertura
- % de Agravamento dos Custos por Efeito de Erros de Planejamento;
- Pedidos de Compras Devolvidos Parcialmente ou Integralmente;
- Atraso / Antecipações de Entregas;
- % Erro das Requisições de Materiais e Serviços;
- Cost Saving
- Cost Avoidance
- % de itens sob contrato/acordos comerciais
- Indicadores de Processo e Logística.
- Exercícios práticos no Microsoft Excel.
MÓDULO 5
GESTÃO E LIDERANÇA DE EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Como desenvolver o seu potencial através de técnicas de Gestão e Liderança, e a de seus colaboradores
- Gestão e Liderança.
- Eficiência, Eficácia e Efetividade.
- O que é Liderança.
- Gerente x Líder.
- Habilidades de Liderança.
- Liderança x Poder – Autoridade ou Poder:
- Os tipos de Poder:
- Recompensa;
- Coerção;
- Especialista;
- Referência;
- Legítimo.
- Estilos de Liderança:
- Falsos Líderes
- Verdadeiros Líderes: Democráticos.
- Relacionamento Interpessoal;
- O autoconhecimento de sentimentos,
- A série de respostas emocionais,
- A auto-reflexão,
- O processo de pensamento e outros fatores
- Como fazer as pessoas gostarem de mim:
- Olhar nos Olhos e Escutar (ouvir) na essência;
- Sorrir;
- Chamar pelo nome correto;
- Conversas Interessantes;
- Etc…
- Como formar Equipes altamente Produtivas:
- Tempo na Formação de Equipes;
- Pactos de Convivência;
- Abertura a novas idéias;
- Suporte da Coordenação;
- Auto-Avaliação Periódica;
- Reconhecimento dos Esforços de Cada Membro;
- Decisões por Consenso;
- Compromisso com a Meta;
- Papéis Claros;
- Uma Meta Clara.
- Como Delegar Tarefas e Funções:
- Delegação Positiva Negativa;
- Os Sete Níveis de Delegação de Autoridade;
- Comunicação Assertiva:
- Emissor – Mensagem – Receptor- Ruído – Feedback;
- Os Problemas de uma Má Comunicação Corporativa;
- Comunicação não violenta.
- Motivação no Trabalho – Como motivar seus colaboradores no dia-a-dia.
- A Pirâmide Maslow e as necessidades do ser humano.
- Os quatro Passos Essenciais para Conduzir Reuniões Produtivas;
- Os Mitos da Administração do Tempo e Prioridades;
- Liderança Criativa x Criatividade;
- Dinâmicas de Grupo e Exercícios Práticos.
Instrutor: Daniel Gunar Alves do Nascimento
- Cursando Bacharel em Ciências Contábeis.
- MBA Gestão da Produção e Logística Lato Sensu.
- Extensão Docência Educação Superior (Magistério Superior).
- Superior Tecnólogo Logística Empresarial.
- 21 anos de experiência prática na Gestão da Cadeia Logística, Transportes, Expedição, Estoques e Almoxarifados, Materiais e Compras (Supply Chain Management), no Desenvolvimento, Qualificação e Homologação de Fornecedores, Liderança de equipes, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nos seguimentos: Transportes, Alimentos e Bebidas, Madeireira, Montadora de Automóveis, Indústria Metalúrgica, Indústria Química, Construção Civil, Indústria de Tratores e Colheitadeiras.
- Professor, Palestrante e Consultor desde 2008 das áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management. Com mais de 500 palestras ministradas a nível Brasil e mais de 4000 alunos formados, com mais de 50 cursos in company realizados em empresas de diversos seguimentos nas principais capitais do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste com a participação de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, com excelentes avaliações.
Consultor empresarial das áreas de Logística e Compras, com mais de 10 serviços prestados com resultados de ganhos efetivos em produtividade.
Investimento:
- Colaborador(a) de empresas associadas 10x R$ 249,90 no boleto
- Não associados 10x R$ 324,90 no boleto
Formas de Pagamento:
- PIX
- Cartão de crédito em até 12x
- Boleto à vista (consulte formas de parcelamento para empresas associadas);
Obs.: Estudantes e PCD podem fazer a inscrição pelo preço de associado.
Vagas Limitadas!!!
Informações:
Whats: 47 3461-3344
Em razão de custos assumidos para a realização deste treinamento, informamos:
- Desistência (sem ônus) deverá ser formalizada em até 72h antes da realização do treinamento;
- Desistência anterior à 24h da realização do treinamento:
- Ocorrido pagamento, será devolvido o valor de 80% da inscrição;
- Em caso de não pagamento, será enviado a cobrança da taxa de cancelamento no valor de 20% da inscrição.
- A ACIJ reserva-se o direito de cancelar o evento caso não atinja o número mínimo necessário de participantes para realização. Neste caso, a ACIJ comunicará todos os inscritos (por e-mail e/ou telefone) e a plataforma Sympla fara a devolução integral dos valores pagos pela inscrição.