Descrição
Curso: NEEMIAS: Uma Gestão Inigualável a ser Modelada
Objetivo: Aprender a mentalidade e modo de execução de modelos clássicos inspiracionais sobre GESTÃO em meio ao caos, destruição, oposição política, mão de obra diversificada e discrepante; conflitos internos e intensa concorrência externa.
Público Alvo: líderes de diversos segmentos da sociedade, empresários, empreendedores, gestores públicos e privados, supervisores, colaboradores, profissionais liberais e qualquer pessoa que queira se capacitar e aprofundar em gestão.
Conteúdo: Neemias é um livro clássico do Antigo Testamento, composto de 13 capítulos, na qual um homem chamado Neemias foi levantado em seu tempo para reconstruir em 52 dias os muros de Jerusalém, bem como organizar e governar sobre a cidade, a qual estava arruinada há mais de 120 anos, com seu povo em extrema miséria e opróbrio, e o local em total insegurança pública e repleto de injustiças sociais.
Para lograr êxito nessa empreitada, o curso irá expor, de forma prática, o PASSO A PASSO que Neemias utilizou, através do estudo dos treze capítulos, com ênfase na gestão utilizada por esse grande líder. Para tanto, os capítulos dispõem dos seguintes temas:
1 – A história de Neemias; a coragem, a sabedoria, o posicionamento e a estratégia para realização de grandes projetos.
2 – A ida de Neemias para Jerusalém e sua inspeção nos muros da cidade. O foco na gestão em cinco pilares: gestão das palavras/comunicação; gestão de tempo e espaço; gestão de conflitos; gestão de recursos materiais; gestão militar/proteção.
3 – A distribuição dos trabalhos e a condução das equipes: como colocar em execução um trabalho expecional e muito bem sucedido; e como fazer a equipe estar totalmente dedicada ao trabalho?
4 – A oposição à reconstrução: a zombaria, manipulações e desprezo. Como se livrar quando todos planejam nos atacar e causar confusão? E qual o melhor modo de agir para continuação da obra, cercado por inimigos de todos os lados?
5 – A pior crise trabalhista enfrentada por um líder e o exemplo de Neemias para: corajosamente solucionar os problemas, agilizar os trabalhos, impor cumprimentos e sanções; repleto de atitudes ousadas, humildes, amorosas e de compaixão pelo povo.
6 – A tentativa de intimidação: as tramas para fazer mal à Neemias e como este grande líder reagiu a cada uma delas. O IMPACTO do término da reconstrução dos muros de Jerusalém.
7 – Os critérios utilizados para a escolha do Governador e Comandante em Jerusalém, seu repovoamento, a reconstrução das casas; a exatidão matemática e contábil do povo e seus bens, e como aplicar tudo isso em qualquer tipo de gestão no meio corporativo.
8 – A leitura pública da lei: as interpretações e explicações para que o povo entendesse tudo o que era lido. A importância da compreensão das normas, o aumento do engajamento e facilitação do cumprimento, em qualquer gestão. Unidade de linguagem e de propósito.
8.1 – O poder da alegria e a relevância das celebrações. A inversão do lugar da alegria [de consequência do trabalho e cumprimento de metas, para causa no envolvimento do trabalho e no propósito] – uma inovação dentro do modo de se fazer gestão.
9 – A declaração e listagem dos erros dos antecessores do povo, que culminaram na destruição da cidade de Jerusalém; e o modo de se alcançar livramento das escolhas erradas.
10 – O acordo do povo: a importância da formalidade nos acordos, relação dos nomes e cargos, sanções e compromissos assumidos. A cultura das primícias, da generosidade e do culto ao divino como atos que não deveriam ser negligenciados.
11 – O repovoamento de Jerusalém: a liderança, os voluntários e os escolhidos por sorteio. A importância do Censo e da Genealogia.
12 – A lista da composição da liderança: a importância da paternidade para construção de uma liderança saudável, frutífera, próspera e focada em seu verdadeiro propósito.
12.1 – A dedicação dos muros da cidade: a relevância da alegria, da música e das ações de graça; o posicionamento da liderança, dos responsáveis pelos ofícios, das mulheres e das crianças. Os critérios de satisfação do povo com sua liderança espiritual.
13 – As últimas reformas realizadas por Neemias: exclusão de certos grupos de pessoas; comportamentos abomináveis; lesões financeiras; a importância de não se negociar o descanso semanal e outros valores; o alto preço pago por todas essas negligências.
Desse modo, o curso será ministrado em 4 dias, para conseguir abarcar os treze pontos acima citados, de forma aprofundada, com coffee break todos os dias, a fim de proporcionar interação e networking entre todos os participantes.
Instrutora: Fernanda Alves Vieira
Cristã – Metodista; Advogada especialista em direito ambiental desde 2007; atuação em mediação e negociação estratégica, com escritório em Joinville; Coordenadora do Guia e Orientações sobre Mediação e Conciliação – OAB de Santa Catarina; pós-graduada em Agronegócios pela USP Esalq, com trabalho classificado pela nota máxima da instituição; mediadora extrajudicial; autora de artigos publicados no Brasil e no exterior, com trabalhos premiados [1º lugar em 2019 e 2º lugar em 2023], categoria especialista, nos Congressos do Instituto Planeta Verde – maior evento de direito ambiental do país há 29 anos; coautora de artigo apresentado oralmente em Barcelona/Espanha; escritora do livro “Quando a grandeza social de um homem se rendeu à grandeza interior de uma menina”, lançado na Bienal Internacional de São Paulo – 2024, maior evento literário da América Latina.
Investimento:
- Colaborador(a) de empresas associadas R$ 390,00
- Não associados R$ 490,00
Formas de Pagamento:
- PIX
- Cartão de crédito em até 12x
- Boleto à vista (consulte formas de parcelamento para empresas associadas);
Obs.: Estudantes e PCD podem fazer a inscrição pelo preço de associado.
Vagas Limitadas!!!
Informações:
Whats: 47 3461-3344