
Descrição
Curso: Organização de Almoxarifados
Objetivo
Apresentar conhecimentos para os profissionais dos diversos segmentos da área de estoques e logística, no que se refere às técnicas aplicadas durante as atividades desenvolvidas por profissionais responsáveis pelos setores: almoxarifado, expedição, PCP (planejamento e controle da produção), operadores logísticos, operadores de produção. Visa capacitar conceitos e técnicas de gestão de almoxarifados, trazendo uma visão geral dos armazéns e suas complexidades de controle e acuracidade.
Público Alvo
Estoquistas, Almoxarifes, Compradores, Profissionais que exerçam funções para as quais é indispensável uma visão da Gestão dos Estoques dentro das empresas. Profissionais que desejam iniciar atuação na área de Administração de Materiais e para aquele que possua seu próprio negócio (empresários).
Programa:
a – Introdução:
- A Situação atual dos Almoxarifados.
- O que é um Almoxarifado.
- Fatores para Eficiência dos Almoxarifados.
- Nível de Serviço dos Almoxarifados.
- Objetivos Estratégicos da Logística.
- Logística 4.0 – Tendência Mundial.
b – Operacionalização dos Almoxarifados:
- A Função Almoxarife: Qual a importância no contexto comercial, industrial e de serviços.
- A acurácia dos Estoques: Porque é tão difícil manter um nível mínimo de estoques.
- O recebimento de materiais e suas atribuições.
- Fluxograma de Recebimento.
- Equipamentos de Movimentação.
c – Administração e Classificação de Materiais:
- A Evolução Histórica da Administração de Materiais.
- Classificação de Materiais: Abrangência, Flexibilidade, Praticidade, Demanda, Aplicação, Valor Econômico curva ABC, Criticidade Curva de Criticidade XYZ, Problemas de Obtenção, Perecibilidade, Periculosidade, Tipos de Estocagem e Dificuldade de Aquisição.
- Especificação Técnicas dos Materiais
- Codificação dos Materiais
d – Automação no Processo de Estocagem e Armazenagem:
- A automação na Gestão de Estoques – Vantagens
- O papel da GS1 Brasil no uso do Código de Barras: (GS1 DataBar, GS1 128, ITF 14, GS1 DataMatrix, GS1 QR Code).
- WMS – Warehouse Managament System
- RFID – Rádio Frequência por Identificação
- Sistemas de Armazenagem
- Localização Física de Materiais.
e – Melhoria Contínua dos Almoxarifados e Armazéns:
- NR11 – Norma Regulamentadora para Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.
- Filosofia 5 “s” – Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke.
- PDCA – Plan, Doo, Chek and Action.
Instrutor: Daniel Gunar Alves do Nascimento
- MBA Gestão da Produção e Logística Lato Sensu.
- Extensão Docência Educação Superior (Magistério Superior).
- Superior Tecnólogo Logística Empresarial.
- 21 anos de experiência prática na Gestão da Cadeia Logística, Transportes, Expedição, Estoques e Almoxarifados, Materiais e Compras (Supply Chain Management), no Desenvolvimento, Qualificação e Homologação de Fornecedores, Liderança de equipes, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nos seguimentos: Transportes, Alimentos e Bebidas, Madeireira, Montadora de Automóveis, Indústria Metalúrgica, Indústria Química, Construção Civil, Indústria de Tratores e Colheitadeiras.
- Professor, Palestrante e Consultor desde 2008 das áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management. Com mais de 500 palestras ministradas a nível Brasil e mais de 4000 alunos formados, com mais de 50 cursos in company realizados em empresas de diversos seguimentos nas principais capitais do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste com a participação de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, com excelentes avaliações.
Consultor empresarial das áreas de Logística e Compras, com mais de 10 serviços prestados com resultados de ganhos efetivos em produtividade.
Investimento:
- Colaborador(a) de empresas associadas R$ 549,00
- Não associados R$ 714,00
Formas de Pagamento:
- PIX
- Cartão de crédito em até 12x
- Boleto à vista (consulte formas de parcelamento para empresas associadas);
Obs.: Estudantes e PCD podem fazer a inscrição pelo preço de associado.
Vagas Limitadas!!!
Informações:
Whats: 47 3461-3344
Em razão de custos assumidos para a realização deste treinamento, informamos:
- Desistência (sem ônus) deverá ser formalizada em até 72h antes da realização do treinamento;
- Desistência anterior à 24h da realização do treinamento:
- Ocorrido pagamento, será devolvido o valor de 80% da inscrição;
- Em caso de não pagamento, será enviado a cobrança da taxa de cancelamento no valor de 20% da inscrição.
- A ACIJ reserva-se o direito de cancelar o evento caso não atinja o número mínimo necessário de participantes para realização. Neste caso, a ACIJ comunicará todos os inscritos (por e-mail e/ou telefone) e a plataforma Sympla fara a devolução integral dos valores pagos pela inscrição.