Descrição
Palestra: Estratégia Disney de Criatividade
Apresentação
O tema Criatividade sempre esteve presente nas organizações, mas a grande maioria dos indivíduos atribuía a isso, como se fosse um dom natural onde as pessoas consideradas criativas já vinham com esse opcional de fábrica. A verdade é que qualquer pessoa é criativa e, pode sim, desenvolver cada vez mais essa habilidade considerada uma das dez principais competências do profissional do futuro. O fato é que, durante a primeira infância, alguns pais ou cuidadores bloqueiam o processo criativo das crianças desestimulando-as ao corrigi-las ou criticá-las quando se deparam com algo fora do comum. A pessoa que rompe com esse paradigma pré-definido, consegue resultados extraordinários em suas atividade pessoais e profissionais.
Resumo
Robert Dilts, um dos maiores expoentes da Programação Neurolinguística, modelou o processo de criação utilizado por um dos maiores gênios do entretenimento do século passado, Walt Disney. Disney adotava uma metodologia sequencial de três passos para dar vida aos projetos: O primeiro passo era o papel do Sonhador onde criava uma imagem completa de todo o enredo do filme visto pelo ponto de vista de cada personagem; o segundo passo era o papel do Crítico onde ele analisava o que poderia dar certo e errado do ponto de vista do público; e o terceiro passo era a posição do Realista onde era analisado todos os recursos necessários para decidir se o projeto teria ou não condições de sair do papel. É muito comum as pessoas desistirem de muitas ideias antes mesmo de tentar colocá-las em prática, isso porque poucos fazem o processo de forma separada e sequencial adotado pelo Walt Disney. Quando damos espaço para cada uma das etapas de forma independente, tudo flui melhor e mais leve.
Os ganhos com essa metodologia são incríveis: planejamento, criatividade, gestão do tempo e de recursos, e sem sombra de dúvidas, a certeza de que é possível realizar quando somos capazes de sonhar.
Objetivo
O objetivo desta palestra é levar os participantes a uma reflexão profunda sobre o processo criativo e o quanto os seus paradigmas enraizados podem ajudar ou atrapalhar essa habilidade essencial nos dias atuais, além de perceber como um planejamento passo a passo pode ajudar na gestão do tempo, liderança e desenvolvimento humano.
Currículo resumido
Fernando Augusto
Coach e Master Practitioner em PNL, Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV e Marketing pelo IPAM, Graduado em Comunicação Social com Ênfase em Publicidade e Propaganda, Coautor dos livros Coaching & Autorrealização, Novo Manual de Coaching e Vendas & Atendimento.
Informações: