Descrição
O sistema de educação atual sofre de envelhecimento nos seus métodos, procedimentos e currículos. Ainda hoje o status quo educacional é um resquício de pensamentos definidos no século XIX, para atender demandas sociais muito diferentes das que enfrentamos hoje em dia. Repetimos uma instituição que, em essência, é incapaz de dialogar com o mundo de hoje.
Enquanto isso, os estudantes se mostram a cada dia mais desmotivados e desatentos, em função da incapacidade dessas instituições de se conectar com eles. Videogames e computadores, vistos por muitos pais e professores como vilões, são a válvula de escape de uma geração criativa e conectada, que não se vê representada pela educação atual. A partir do momento em que uma sala de aula, onde dezenas de estudantes se veem desmotivados e incapazes de atender a uma determinada métrica, não são eles os que estão falhando, mas sim os meios e as métricas que estão sendo utilizados.
No contexto das transformações tecnológicas dos últimos anos, o modelo de ensino tradicional está chegando ao fim. A educação passiva perderá o espaço nos próximos cinco anos.
Diante deste cenário, as instituições de ensino precisam reaprender a ser organizações efetivamente significativas, inovadoras e empreendedoras, partindo do ponto no qual o estudante se encontra no processo de aprendizagem, das suas preocupações, necessidades, curiosidades e, com isto, construir um currículo que dialogue continuamente com a vida e com o cotidiano. Uma instituição centrada efetivamente no estudante e não no conteúdo, que desperte curiosidade e interesse.
Para isso é preciso de bons gestores, como agentes de transformação, bem como de educadores dispostos a mudar seus hábitos e seus papéis. É preciso educadores que desenvolvam atividades mais significativas ao invés de aulas expositivas, com auxílio dos tradicionais quadros-negros, slides e livros impressos.
Sendo assim, a educação do futuro bate à porta das instituições de ensino e, com ela, indagações sobre as transformações que precisam ser feitas. Trata-se de um problema que exige uma mudança cultural bastante complexa para sua solução, onde é preciso repensar os papeis de cada um dos envolvidos.
Todas essas questões constituem a inspiração para a realização do EDUCATION EXPERIENCE, um evento desenhado por professores para professores, com o anseio de estimular o debate sobre a educação contemporânea e de ampliar as visões sobre o novo papel dos educadores nesse processo.
O evento é idealizado a partir dos anseios dos participantes das duas Edições do Education Talks, organizados pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIJ e realizados no âmbito da Expoinovação (2018 e 2019), em Joinville-SC.
O EDUCATION EXPERIENCE é uma iniciativa dos Núcleos de Tecnologia e Inovação e de Educação da ACIJ, previsto entre os dias 21 e 22 de maio de 2020, e pretende reunir os professores das diferentes entidades de ensino do município e região e autoridades nos assuntos propostos para as discussões.
Na sua primeira edição o EDUCATION EXPERIENCE vai instigar a estruturação e desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas inovadoras, para uma educação com significado, através de experiencias. Além de provocar o pensamento sistêmico, o evento busca incentivar o engajamento do professor na sua missão pela Educação.
O evento propiciará aos participantes experiências educacionais inesquecíveis, através de palestras, oficinas em diferentes trilhas de conhecimento, painéis com debates de temas, tais como: aprendizagem significativa; aspectos de neuropsicopedagogia na aprendizagem contemporânea; o uso de tecnologia imersivas auxiliando os processos de ensino e aprendizagem; mudança de mindset do professor; competências socioemocionais das novas gerações de estudantes; entre outros, que serão abordados por renomados professores e pesquisadores das áreas.
O evento será o cenário para a entrega do PRÊMIO AKADEMOS DE EDUCAÇÃO que busca o reconhecimento de práticas pedagógicas que geram significado na aprendizagem dos estudantes. O prêmio valoriza os professores da Educação Infantil, Médio, Técnico, Graduação e Pós-graduação, de entidades públicas e privadas de Joinville e Região.
A quem se destina
- Profissionais da educação, professores, gestores, que buscam se manter atualizados nas tendências e no futuro da educação.
- Pais que buscam compreender os impactos que os novos modelos de ensino poderão causar no futuro de seus filhos e nos processos disruptivos no mercado de trabalho.
Programação
Programação:
8h às 8h15 – Café de Boas Vindas e Networking
8h15 às 8h30 – Abertura: Presidente da comissão Organizadora do Education XP e Vice-presidente do Núcleo de Tecnologia e Inovação, Professor Modesto Hurtado Ferrer e a Presidente do Núcleo de Educação, Brígida Maria Erhardt
8h30 às 8h45 – Fala de Boas Vindas: Convidados Especiais
8h45 às 9h15 – Pré-lançamento: Education XP, com o Professor Modesto Hurtado Ferrer
9h15 às 9h45 – Apresentação Prêmio Akademos de Educação, com Fernanda Stafford
10h – Encerramento