Banco do Brasil
Banco 001. Agência: 0038-8
Conta Corrente: 145.904-X
(47) 99119-2442
iraci.seefeldt@gmail.com
(47) 99119-2442
iraci.seefeldt@gmail.com
O Plano Anual IMPAR 2024 tem como objetivo assegurar a estrutura de administração, comunicação e sustentabilidade do Instituto, considerando os princípios de gestão participativa, economia criativa, economia solidária e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030 ); envolvendo uma equipe multidisciplinar formada por artistas e profissionais de produção e gestão cultural, educação, saúde, administração, marketing, comunicação, assistência social, educação ambiental e acessibilidade cultural;
Além da sustentabilidade institucional do IMPAR, o Plano Anual 2024 visa garantir as atividades que integram o Programa de Formação Cultural Arte para Todos.
GRUPOS DE TEATRO
Custeio da manutenção dos três grupos de teatro que integram a estrutura do Instituto, com pagamento de bolsa artista mensal para 15 artistas, integrantes do elenco dos três grupos, formado por pessoas com deficiência, neurodiversas e com transtorno mental.
* Cada grupo terá no mínimo um encontro semanal, com duração de 3 horas, para realização de aulas, laboratórios de dramaturgia, ensaios e reuniões.
* Cada grupo irá desenvolver dois trabalhos cênicos (performance ou cena curta) e realizar cinco apresentações , seguidas de roda de conversa com a plateia.
*As 15 apresentações serão realizadas durante um circuito de cinco meses, em Pontos de Cultura da Rede Cultura Viva; instituições e eventos que integram as redes de Inclusão e de Sustentabilidade/ODS ; e Instituições de Ensino Superior de Joinville, alcançando um público estimado de mil pessoas.
OFICINAS DE VIVÊNCIA EM TEATRO
* Promover a realização de três turmas de Oficinas de Vivência
em Teatro (Arte para Todos), com 15 vagas por turma e aulas
semanais de março a novembro, destinadas a crianças (8 a 12
anos), adolescentes (13 a 18 anos) e adultos (+ de 18 anos), com
deficiência intelectual, deficiência física, transtorno mental,
usuárias do SUS e prioritariamente atendidas pelos serviços
municipais do SOIS, NAIPE e SER; ou por outros serviços de
saúde e instituições sociais, caso as vagas não sejam preenchidas
por aqueles;
* Produzir a apresentação de três peças teatrais com os alunos
das Oficinas de Vivência em Teatro (uma peça curta, com tempo
médio de duração de 10 minutos por turma); e realizar 3
apresentações de 30 minutos (compostas pelos trabalhos das
três turmas) em eventos socioculturais da cidade, para um
público estimado em 100 pessoas por apresentação, atingindo
assim um total de 300 pessoas.
OFICINAS DE VIVÊNCIA EM ARTES VISUAIS
* Promover a realização de três turmas de Oficinas de Vivência
em Artes Visuais (Pensar e Criar), com 8 vagas cada uma e aulas
semanais de março a novembro, destinadas a crianças (8 a 12
anos), adolescentes (13 a 18 anos) e adultos (+ de 18 anos),
com deficiência intelectual, deficiência física, transtorno mental,
usuários do SUS e prioritariamente atendidas pelos serviços
municipais do SOIS, NAIPE e SER; ou por outros serviços de
saúde e instituições sociais, caso as vagas não sejam preenchidas
por aqueles;
* Produzir três mostras didáticas, no encerramento do projeto,
com apresentação de uma seleção (até 20 trabalhos por turma)
e exposição de trabalhos (em formato mural) dos alunos das
Oficinas de Vivência em Artes Visuais, nas sedes das instituições
de saúde parceiras do projeto: SOIS, NAIPE e SER, por um
período de 10 dias por local e com alcance de público de até
100 pessoas por local, dessa forma será o total de 1 mês de
exposições podendo alcançar 300 pessoas diretamente.
AÇÕES COM FAMILIARES E AGENTES CULTURAIS
04 Encontros Didáticos ao longo do ano com familiares dos alunos das Oficinas de Teatro e Artes Visuais e duração de 2 horas cada,
oferecendo um total de 69 vagas;
06 Visitas Técnicas com as turmas de Oficinas de Vivência em Artes
Visuais e Vivência em Teatro em dois espaços culturais da cidade: Casa da Cultura Fausto Rocha Jr e o Instituto Internacional Juarez Machado, com duração de 1 hora e 30 minutos de visitação por turma, totalizando um total de 12 visitas técnicas e 18 horas de atividade.
02 Encontros de Sensibilização e Formação em Acessibilidade Cultural para agentes culturais e profissionais envolvidos na cadeia produtiva da cultura, com 30 vagas e duração de 2 horas cada; totalizando 4 horas de formação e 60 vagas;
06 Encontros de Sensibilização e Formação em Educação Ambiental
com os alunos das seis turmas Oficinas de Vivência em Artes Visuais e Vivência em Teatro e 02 encontros com a equipe técnica do projeto e integrantes dos grupos de teatro. Os encontros de sensibilização e
formação terão 2h de duração cada, envolvendo um total de 100 participantes.
ACERVO, MEMÓRIA, METODOLOGIA E DIFUSÃO
Uma das ações estruturante do Plano Anual de 2024 é a sistematização e qualificação da estrutura de acervo e memória do Programa de Formação Cultural Arte para Todos (físico e digital), com a elaboração de um projeto de acervo e memória e um projeto pedagógico para disponibilização de documentos, arquivos de imagens e outros materiais de registro do processo de desenvolvimento da metodologia do programa; objetivando o compartilhamento destes conteúdos de forma acessível e gratuita.
Para disponibilização destes conteúdos será desenvolvido um site, em formato acessível para acesso gratuito de estudantes , pesquisadores e outros interessados ao acervo pedagógico e artístico do Programa de Formação Cultural Arte para Todos.
O lançamento do site será marcado por uma série de 12 Diálogos Arte para Todos (eventos de formação cultural, com palestra, vivência e roda de conversa), em formato presencial, em Instituições de Ensino Superior (ISC) públicas e privadas, nas seis Mesorregiões de Santa Catarina, para compartilhar práticas metodológicas do Programa Arte para Todos e divulgar o website do Instituto Impar como fonte de pesquisa para estudantes, professores e pesquisadores dos cursos/áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Psicologia, Terapia Ocupacional e Letras. Cada encontro terá 30 vagas e 2 horas de duração, totalizando 24 horas de atividades e 360 participantes.
Todo o projeto está amparado em um planejamento de comunicação institucional, baseado em estratégias de comunicação digital, assessoria de imprensa, comunicação de base comunitária e ações de relações públicas, voltadas a instituições e profissionais
parceiros, apoiadores, patrocinadores, conselhos, integrantes das redes de Inclusão, Cultura Viva e Movimento ODS, instâncias governamentais e também do legislativo e judiciário.
O IMPAR é uma associação cultural privada, de utilidade pública, sem fins lucrativos , com sede em Joinville, Santa Catarina. Sua estrutura organizacional é regida por princípios de gestão compartilhada, tendo como associados/gestores profissionais com atuação em diversos segmentos artísticos e culturais.
Sua atuação é voltada ao fomento, pesquisa e formação cultural nas áreas de artes visuais, audiovisual, dança, linguagem corporal, literatura, música, memória, patrimônio e teatro.
Com 12 anos de atividades ininterruptas, conquistou em 2023 a certificação como Ponto de Cultura e passou a integrar a Rede Cultura Viva de Santa Catarina. E nossas ações impactaram mais de 21 mil pessoas e beneficiaram mais de 2.000 participantes em 60 turmas de oficinas de vivência artística e 45 workshops de formação em arte inclusiva. Atuação que está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 2, 4, 5, 10, 11, 16 e 17.
Nosso objetivo é valorizar a arte como ferramenta de promoção da equidade social, oferecendo oportunidades de protagonismo artístico e permitindo que pessoas com deficiência, transtorno mental e neurodiversas sejam mais autônomas; que suas famílias estejam mais fortalecidas e a sociedade mais receptiva e preparada para a diversidade humana.