Centenas de pessoas passaram pelo 12º Feirão do Imposto realizado em Joinville no último sábado. A ação teve por objetivo chamar a atenção para a alta carga tributária, principalmente os impostos que incidem sobre o material escolar. Diferentes produtos estiveram expostos no hall do piso inferior do Shopping Mueller. Quem passou pelo local pôde conferir os índices de tributação, que para este tipo de produto chega a 47%.
O alerta a esses números exorbitantes foi feito em 34 cidades catarinense no mesmo dia, sob a coordenação geral do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC), através do Núcleo de Jovens empreendedores de cada munícipio. Também há o apoio institucional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e Movimento Brasil Eficiente (MBE). Em Joinville, a realização foi do Núcleo de Jovens Empresários da ACIJ.
Além de alertar sobre os impostos hoje cobrados no Brasil, o Feirão coletou assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente (MBE). O objetivo para Joinville é coletar pelo menos 20 mil assinaturas. Apenas no sábado foram 600 assinaturas. A coleta de assinaturas continua na cidade, com ações pontuais. Os documentos serão encaminhados para votação no Governo Federal. O objetivo é a aplicação de uma reforma tributária por iniciativa popular, quando alcançar a 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil.
Somente neste ano, até o início de setembro, o brasileiro já havia pagado R$ 1,1 trilhão em impostos. Durante todo o ano de 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), foram R$ 1,7 trilhão em tributos. Essas informações podem ser conferidas em www.impostometro.com.br.
Texto: Winter Comunicação