

A 12ª segunda do Meeting Comex terminou nesta quarta-feira, dia 9 de abril com um clima de expectativas atendidas tanto dos participantes quanto da Comissão Organizadora. Nos dois dias do evento, realizado pelo Núcleo de Negócios Internacionais da ACIJ, mais de 2.700 pessoas participaram das palestras, painéis e workshops.
O evento começou em alto estilo no início da tarde de terça-feira, dia 8, com a execução do Hino Nacional pela banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Na cerimônia de abertura, fizeram uso da palavra o presidente da ACIJ, Guilherme Bertani; a representante da FIESC, Maitê Bustamante; a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin; a presidente do NNI, Carla Pinheiro; a presidente da Comissão Organizadora, Catarina Campos; e a vice-presidente do NNI e diretora administrativa da ACIJ, Carolina Botelho.
Com o tema “Santa Catarina de Portas Abertas para o Mundo”, a palestra de abertura ficou a cargo do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, que trouxe relevantes informações do panorama econômico catarinense e provocou reflexões inspiradoras no público.
A programação continuou com o painel dos órgãos intervenientes. Receita Federal, Anvisa, Mapa e Secex analisaram a importância da integração entre estes órgãos para melhorar a eficiência do comércio exterior.
Na sequência, houve o painel C-Level, que debateu estratégias para o atual contexto econômico e geopolítico. O painel contou com a participação de Otávio Rodacoswiski, presidente da planta BMW do Brasil; Sandro Sambaqui, diretor da Arcelor Mittal; Gilberto Heinzelmann, empreendedor e sênior advisor em M&A e Estratégia; Fernando Fagiani, sócio-diretor da Ernst & Young; Diego Pettinazzi, diretor de Marketing e de Desenvolvimento de Negócios do Ascensus Group; e Rodrigo Diaz, diretor de produtos da Thomson Reuters.
O primeiro dia terminou com muita energia e vibração com a palestra apresentada pelo ex-jogador de futebol Diego Ribas, que se destacou em clubes como Santos e Flamengo, onde foi o capitão durante grandes conquistas, como a Taça Libertadores da América de 2019. Liderança, disciplina, inteligência emocional e visão de futuro foram algumas das temáticas abordadas pelo craque dos gramados e dos palcos.
O segundo dia começou com a palestra “Estratégias que impulsionam vendas e negócios no comércio exterior”, apresentada por Yuri Utida, especialista em neurovendas, mentor e palestrante com mais de 32.000 alunos em 17 países. A manhã terminou com a primeira rodada de workshops temáticos. A tarde começou com o painel marítimo “Transporte Marítimo Internacional: Cenário Mundial e Situação Brasil”, com os painelistas Laurent Van der Voo, Ricardo Arten e Osmari de Castilho Ribas. Na sequência houve a segunda rodada de workshops temáticos.
A palestra de encerramento do Meeting Comex 2025 foi de Dado Schneider, mestre e doutor em comunicação. Um dos palestrantes mais contratados do Brasil e um verdadeiro especialista em mudanças, inovação e comportamento das gerações, Dado abordou o tema “Geração Z no mercado de trabalho, adaptação tecnologia e inovações.”