A 20ª edição do Feirão do Imposto será realizada nesta sexta-feira, dia 27 de maio, na Praça Central do Shopping Mueller Joinville.
O evento vai ocorrer no período entre 10 horas e 22 horas.
Haverá uma exposição de um Jeep Willys da década de 60 e um Jeep Compass 2022, com pessoas capacitadas para explicar a ação e mostrar por que o sistema tributário brasileiro precisa mudar.
Os convidados para a ação são Bruno Kurtz, Carlos Chaves, Fabiano Luis D´Agostin, Gabriel Zaro, Gustavo Antunes Batista e Terezinha Exterkoetter.
A realização é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIJ, o Núcleo de Empresas Contábeis da ACIJ, a Comissão Tributária da OAB e o Observatório Social de Joinville.
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2002 Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIJ, e mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população sobre o valor dos impostos em cada produto.
No decorrer desses 20 anos, cada edição aborda temáticas relacionadas à quantidade de tributos sobre produtos e serviços, bem como a maneira como esses impostos retornam à população por meio de serviços e ações.
O Brasil ocupa a 30ª colocação no ranking dos países que mais cobram impostos do mundo.
Quando o Feirão do Imposto foi criado, a maioria da população desconhecia o quanto pagava de tributos. Em 2012, com a aprovação da Lei da Transparência, instituiu-se a discriminação dos tributos nas notas e cupons fiscais e, hoje, com iniciativas como a do Feirão, o assunto é mais conhecido.
Para demonstrar como é necessária a Reforma Tributária, os organizadores do Feirão do Imposto vão expor um Jeep Willys da década de 60 em analogia ao Código Tributário Nacional (1966). Na época, esse veículo era o carro do ano fazendo 3 quilômetros por litro.
Jeep Compass hoje faz em torno de 12 quilômetros por litro.
Ao colocar os dois carros lado a lado, os organizadores do evento querem provocar a reflexão dos extremos entre a evolução da indústria e a defasagem do ordenamento tributário brasileiro.