A criatividade Brasileira
A criatividade brasileira invade o mundo. A valorização do profissional brasileiro, na arquitetura, design e artes, nunca esteve tão evidenciada.
A cada ano que passa, as feiras internacionais contam com uma presença maior de artistas, designer e arquitetos brasileiros.
A Art Basel, o mais prestigiado encontro de arte moderna e contemporânea do mundo, em 2011 em Miami Beach, reuniu o trabalho de mais de dois mil artistas representados por 260 galerias da America do Norte, Europa, America latina, Ásia e África.
A principal seção chama-se Art Galleries que em 2011 estreou a brasileira DAN Galeria (São Paulo). A seção Art Positions é a plataforma de lançamento para artistas emergentes que, em 2011, nos representaram por Rosana Ricalde (Baró Galeria, São Paulo), Cinthia Marcelle (Silvia Cintra + Box 4, Rio de Janeiro) e Paulo Nazareth (Mendes Wood, São Paulo).
Em 2012 a Art Basel será em junho na Suíça, onde a exposição surgiu em 1970 (Basileia).
O Salão Internacional do Móvel de Milão é o mais influente evento de design no mundo, não apenas pelo talento de renomados designers contemporâneos, mas também para as principais marcas do mercado. A criatividade dos designers brasileiros também chama a atenção de quem passa ou passou pelo Salão de Milão. Como a participação dos brasileiros; os móveis dos irmãos Campana, os tapetes de Sergio Matos, as cadeiras de Pedro Franco, o design e artista plástico José Marton, da Marton + Marton, na mostra “Renda-se ao Brasil”.
Nem só de Niemeyer vive o bom nome da arquitetura brasileira no exterior. Muitos arquitetos, cujos nomes ainda não são tão famosos, estão exportando seus serviços para projetos na África, Estados Unidos e Europa, conquistando novos mercados e imprimindo a assinatura do Brasil em empreendimentos residenciais e comerciais. Como a arquiteta Patricia Anastassiadis, a arquiteta Débora Aguiar, o arquiteto Arthur Casas, que atua há 8 anos no exterior e possui um escritório em Nova York e tantos outros que vem se destacando pela criatividade, profissionalismo e incrível produtividade.
Isso tudo nos mostra que o Brasil não esta na moda, já passamos por esta fase, hoje estamos conquistando nosso espaço para deixar uma marca nossa no mundo. Espaço conquistado com profissionalismo, criatividade e competência. Deixando nossa influência em inovação, criatividade e tecnologia.
Fabiana Sellmer, Vice-presidente do Núcleo de Decoração da ACIJ e sócia-proprietária da HF Cortinas
Artigo publicado no caderno Bella Morada Jornal A Notícia 06/06/2012