Estagnação, crise e banalização do pessimismo. Muitas pessoas, empresas e nichos de mercado encaram o momento atual do Brasil como propenso a dificuldades latentes no que tange ao crescimento. Não podemos esquecer de uma célebre frase dita por ninguém menos do que Albert Einstein: “A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque ela é a fonte dos maiores descobrimentos e das grandes estratégias”.
Pois bem, ainda não levando em conta esse enfoque, você poderia argumentar que lê constantemente artigos e notícias de economia. Em 7 de outubro, por exemplo, o jornal “Brasil Econômico” publicou que o FMI havia reduzido a previsão de crescimento do Brasil para 0,3% em 2014. E aí eu diria: verdade, caro leitor. No entanto, há de se lembrar que, mesmo ante esse tipo de dado, Santa Catarina cresceu 4,1% em 2013, frente a 2,52% do Brasil, e neste exercício é esperado que o PIB estadual avance 3,5%, quando no exterior a estimativa é de crescimento de 3,3% na economia.
Ainda sob essa ótica, na crise de 2008, os países emergentes “seguraram as pontas” da crise econômica global, especialmente no Brasil, onde, segundo o Jornal do Comércio do RS, o faturamento das 50 maiores empresas brasileiras saltou 84% entre 2008 e 2012, de R$ 753,5 bilhões para R$ 1,388 trilhão em valores correntes. Isso sem contar os eventos de internacionalização de nossas empresas fomentados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Nós, consultores, costumamos recorrer à velha máxima de que “contra fatos e dados, não existem argumentos”. Eu gosto muito de citar Erico Verissimo: “Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”. Porém, para isso, não basta às organizações continuar onde estão, limitando-se a ter a mesma visão de tudo; é preciso inovar, sair da zona de conforto, apertar os cintos, pensar diferente, e, mais crucial do que isso: agir diferente!
Acompanhamos vários clientes, dos mais variados tamanhos e nichos de mercado, que têm se planejado melhor, revisado processos, reduzido desperdícios e recorrido ao ponto vital para crescer e sustentar o crescimento: investir nas pessoas. Sendo assim, observamos que, mesmo em momentos de crise, o mais preparado e atento encontrará oportunidades batendo à sua porta. Resta saber se você, pessoa física ou jurídica, está pronto para identificar, agir e só aí, então, usufruir delas em 2015.
Fonte: EconomiaSC