Um de nossos últimos presidentes costumava dizer que a função maior da ACIJ, perante às autoridades e à comunidade, é agir como facilitadora, buscando aglutinar pessoas, grupos e poderes na conquista dos objetivos maiores da cidade.
De forma direta, trabalhamos para fortalecer as empresas associadas. De forma simplista, essa é nossa missão. Nascemos para representar a classe empresarial e viemos fazendo isso há 105 anos, certamente com mais conquistas do que insucessos.
Entendemos que nossa missão só se cumpre com uma sociedade fortalecida e com cidadãos que tenham suas necessidades mais básicas perfeitamente supridas. Por isso, constantemente nos intrometemos em quase todos os assuntos que dizem respeito à cidade.
Outro presidente da ACIJ costumava dizer que não existe ilha de excelência cercada de um mar de miséria. Ou seja, não podemos admitir empresas fortes e prósperas numa cidade ou região que não lhes ofereça qualidade de vida.
Por isso, mobilidade, saúde, educação e segurança, entre outros temas, estão constantemente em nossa pauta. E, para obter resultados nesses pleitos, precisamos obviamente caminhar juntos com o poder público, com as autoridades constituídas, nossos representantes em todas as esferas de poder.
Prezamos por essas relações e as fortalecemos sempre que possível, com uma postura clara de independência (mas com cooperação) e como entidade apartidária, mas com atuação política, o que é inerente aos homens e às organizações.
É com os poderes que lutamos para construir um ambiente de negócios melhor. É com os poderes que trabalhamos para uma sociedade melhor e mais justa.