À medida que as leis se tornam mais rígidas e complexas, os custos maiores e a percepção mais aguçada para as questões trabalhistas, a segurança do trabalhador, dentro e fora da empresa, tem se tornado uma verdadeira obsessão no mundo corporativo.
No começo, algumas empresas criavam as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) quase que exclusivamente no papel, para cumprir a legislação e minimizar os custos de um eventual passivo trabalhista.
Hoje, a realidade é outra. Cada vez mais as organizações reconhecem que um ambiente de trabalho mais agradável, que ofereça conforto e segurança, se traduz em mais produtividade, em menos acidentes e menor absenteísmo, influenciando diretamente no resultado financeiro.
Os japoneses já trabalham com a perspectiva do acidente zero, tanto no ambiente da empresa quanto no trajeto de casa até o trabalho, outra preocupação permanente das áreas de recursos humanos, que visam reduzir ao máximo os riscos, atuando fortemente na prevenção.
O Brasil precisa perseguir esse modelo, embora a questão dos acidentes de trajeto seja mais complexa e difícil de ser vencida – passa por uma legislação mais rigorosa, malha viária e sistema de transportes mais eficiente e disciplina no trânsito, o que exige uma mudança inclusive cultural.
A evolução das relações de trabalho e da própria compreensão da missão empresarial, que dá corpo ao que se chama hoje de sustentabilidade, exige a valorização e o respeito ao ser humano.
Diante disso, a empresa que pretende perenizar-se ao longo do tempo, além de conservar o meio ambiente e garantir o sucesso econômico do negócio, deve, antes de tudo, estabelecer como prioridade a integridade física do seu funcionário e, tanto quanto possível, promover melhoria contínua no ambiente de trabalho, visando sua satisfação e bem-estar.
Evento Diabetes em Foco, promovido pelo Núcleo de Gestores da Saúde, no dia 5, contou com mais de 500 exames gratuitos realizados
REUNIÃO DA ACIJ
Por conta do feriado de 15 de novembro, Proclamação da República, a ACIJ não realizará a reunião do Conselho nesta segunda-feira. O expediente, no entanto, será normal, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. Para mais informações visite o site www.acij.com.br ou ligue para 3461.3333.
CERTIFICADO DE ORIGEM
O serviço de emissão de certificados de origem não será realizado no dia 14 de novembro, retornando à normalidade no dia 16. As empresas devem adiantar seus certificados até esta sexta-feira, dia 11. Fale com William, pelo fone 3461.3333.
PAINEL DE CASES
O Núcleo de Gestão Empresarial realiza o 1º Painel de Cases de Gestão, no dia 16. Consultores, líderes e gestores reúnem-se das 18h45 às 20h30 para discutir modelos de gestão aplicados por empresas players – que concorrem em determinados mercados – em seus negócios. O valor é de R$ 20 para associados e estudantes e R$30 para não associados. Mais informações com Cristiano pelo telefone 3461.3375.
SUSTENTABILIDADE
A relação entre conservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico será um dos destaques do 4º Simpósio de Sustentabilidade, em 17 de novembro, das 14 às 20 horas, na ACIJ. A questão do gerenciamento costeiro será abordado por Alexandre Mazzer, Oceanografo, Mestre em Eng. Ambiental, Doutor em Geociências (Geologia Costeira) com 12 anos de atuação profissional, incluindo docência para graduação e pós-graduação na Univille e UFSC. O evento é promovido pelo Núcleo de Gestão Ambiental da ACIJ, com o apoio do Grupo RBS/Jornal A Notícia.
GERENCIAMENTO COSTEIRO
Mazzer atuou como Coordenador Estadual de Gerenciamento Costeiro de Santa Catarina, além de participação direta na elaboração em Planos Municipais de Gerenciamento Costeiro. O case de sustentabilidade da Cle Brasil, do grupo Veolia Environnement, e a palestra de Carlos Henrique Delpupo também fazem parte da programação. Mais informações e inscrições no www.acij.com.br.
CICLO DE VIDA
O Núcleo de Meio Ambiente da ACIJ promove, dia 22 de novembro, às 18 horas, a palestra “Gestão do ciclo de vida de produtos e serviços”, destinada a profissionais de gestão ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento de produtos, bem como estudantes e demais pesquisadores. Confirme sua presença pelo yara@acij.com.br ou 3461.3334.
O Núcleo de Escolas de Educação Profissional participou da segunda edição do Encontro dos Núcleos de Escolas na Associação Empresarial de Brusque(ACIBr). O evento foi realizado em 25 de outubro e contou com a presença do deputado estadual Darci de Matos. Ele falou sobre o projeto “Bolsas de Estudos para Cursos Técnicos”. Houve também discussões sobre as perspectivas para a educação do Estado de Santa Catarina. Além de Joinville e Brusque, os núcleos setoriais de outras cidades da região participaram do encontro. Iniciativas como essa fazem parte dos objetivos do núcleo, que capacita a comunidade joinvilense através de parcerias.
Visualize a coluna aqui.