A ÉTICA DO MERCADO
Foi essa a ‘sensacional’ justificativa de uma dos representantes das empresas credenciadas pelo governo federal que tentavam vender produtos e serviços superfaturados a um hospital do Rio de Janeiro, onde o repórter da Rede Globo se fez passar por comprador da instituição.
A reportagem do Programa Fantástico traz a tona um problema do qual muitos desconfiam, alguns comentam e poucos conseguem provar. A corrupção é um dos grandes males das sociedades e no Brasil ela tem um traço de perversidade muito grande.
Via de regra, recursos escassos destinados a setores prioritários como saúde e educação, especialmente para a merenda escolar, são o alvo fácil e preferido destes bandidos travestidos de empresários.
O cerne da questão talvez possa estar na impunidade. A corrupção, o desvio ético, a desonestidade pura e toda a sorte de crimes que acontecem em mesas de negociação das repartições públicas, ou com a presença de seus membros, acabam em nada – salvo raríssimas exceções.
No ano passado, a presidente da República demitiu sete ministros suspeitos de atos ilícitos. O afastamento dos mesmos é importante, sem dúvida, para que as investigações possam correr com celeridade e transparência.
Mas, em contrapartida, a sensação que fica é de que a punição para estes ministros e tantas outras “autoridades” que se servem do poder e do dinheiro público, é a simples demissão.
Poucos respondem a processo criminal, pouquíssimos são condenados a devolver o que amealharam de forma ilegal. Quase ninguém fica na cadeia.
Parabéns a imprensa brasileira, neste caso, representada pelo programa Fantástico, que vem prestando um grande serviço à nação, fazendo aquilo que a Policia, que o Judiciário, que o Executivo, que Legislativo, enfim, o que nós não conseguimos fazer, que é tentar estancar um pouquinho a sangria dos cofres da nação.
De recursos tão fundamentais para que se possa oferecer um pouquinho mais de dignidade para o cidadão brasileiro, com melhores serviços de saúde, educação, segurança, transporte e tantos outros.
EXPOGESTÃO
Joinville se prepara para a décima edição da Expogestão. Na edição de 2012, os Núcleos da ACIJ participarão dos Workshops programados para o evento. A ACIJ, em parceria com a Facisc, terá um stand na feira. Nele será possível fazer encontros de negócios, conhecer os Núcleos e os trabalhos da entidade e, até mesmo, associar-se a ACIJ. Uma das atrações será o diretor de marketing para mercados emergentes da Nike USA, Arturo Nunez. Outro nome confirmado é Vicente Assis, Country Manager da McKinsey no Brasil. A Expogestão será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, no Centreventos Cau Hansen. Mais informações pelo 3481 8888 ou feira@expogestao.com.br.
CONSELHO DOS NÚCLEOS
Na segunda reunião do ano realizada na última quarta-feira, dia 21, os presidentes dos Núcleos Setoriais debateram as próximas atividades e ações de 2012. Entre elas a criação de uma “caixinha” do Conselho, elaboração de estatuto, o “Prêmio Núcleo Referência” e a segunda etapa da campanha “De 8 a 80”, que será conduzida pelos Núcleos de Mulheres Empresárias e Farmácias de Manipulação.
Leia a coluna na íntegra aqui