Cícero Gabriel Ferreira Filho assumiu a presidência do Conselho dos Núcleos da ACIJ em junho de 2015. Prestes a entregar a cadeira, ele avalia neste texto sua atuação como presidente e comenta os principais desafios da gestão.
Quando pensamos em uma associação de classe, pensamos na defesa dos interesses dos seus integrantes. Na ACIJ, não é diferente. Desde junho de 2015, o Conselho dos Núcleos ganhou espaço. O presidente João Martinelli abriu duas cadeiras na diretoria para que os presidentes dos grupos pudessem participar como ouvintes. Foi um grande avanço para os núcleos.
Diz-se que a ACIJ é uma associação de poucas grandes empresas, o que não é verdade. Em um levantamento feito pelo Conselho, mais de 60% das associadas têm até 10 funcionários e 85%, até 50 empregos gerados.
Durante a nossa gestão, desenhamos quatro diretorias no Conselho dos Núcleos da casa, visando separar temáticas de interesse. As diretorias foram:
1) Responsabilidade social: com foco em agregar valor para a comunidade. O grupo realizou diagnóstico em várias regiões carentes e escolheu a comunidade em torno da Escola Municipal Amador Aguiar para atuar.
2) Desenvolvimento do nucleado: para auxiliar as empresas nucleadas por meio de consultoria e assessoria. Na próxima gestão, deverá ser implantado um diagnóstico de forma on-line.
3) Geração de negócios: herdamos da gestão anterior um portal de negócios on-line e um aplicativo, visando favorecer negócios entre os nucleados. Este se mostrou inviável financeiramente e não seguiu em frente.
4) Confraternização e eventos: em várias capacitações e happy-hours, pudemos nos conhecer melhor, um grande avanço em relação ao passado.
Com a abertura gerada pela presidência anterior, o futuro presidente, Moacir Thomazi, adicionou uma nova cadeira para um representante de núcleos na diretoria. Teremos agora, além da nova presidente do Conselho, Carla Pinheiro, do Núcleo de Negócios Internacionais, a Tina Marcato assumindo Diretoria de Relacionamento com o Associado.
Desejamos sucesso à nova gestão, pois acredito na liderança feminina. A competência de ambas e os resultados frente aos seus núcleos pesaram na nossa indicação. Tenho certeza de que farão um trabalho brilhante em seus cargos, consolidando ainda mais o espaço dos núcleos na entidade e fomentando o crescimento dos associados.