A proposta de duplicar o acesso norte à Joinville, para o distrito industrial, veio ainda quando João Joaquim Martinelli era o presidente da ACIJ. A Diretoria, aliás, vem defendendo a melhoria de todos os acessos à Joinville e inclusive a criação de um novo, na Almirante Jaceguay, com projeto praticamente pronto. A primeira reunião com o governador Raimundo Colombo aconteceu na sede da Embraco, em março de 2015.
Depois disso, outros diretores como Jaime Grasso, Ovandi Rosenstock, Roberto Campos e depois Luis Felipe Dau, e Alencar Lehnkhul, os integrantes do Gestão Compartilhada Norte, envolveram-se no projeto que vai duplicar a SC-108, rodovia que homenageia os ex-presidentes da ACIJ Hans Dieter Schmidt e Edgard Meister.
Por ali, trafegam 20 mil veículos dia. O eixo norte contribui com pelo menos 3% da arrecadação estadual e 20% da arrecadação do município. Além das cargas das empresas, temos importante trânsito regional, inclusive das cidades vizinhas, que se utilizam do nosso aeroporto, estudam nas nossas universidades (Univille e Udesc) e frequentam o comércio da região, em especial o Garten Shopping, ponto onde acontece a ligação da via com a Santos Dumont (com 65% da duplicação concluída).
Na última segunda-feira, com a presença do governador Colombo e secretariado, do prefeito Udo Döhler, do presidente da Assembleia legislativa Sílvio Dreveck e diversos deputados e prefeitos da região, tivemos a assinatura do edital de licitação para duplicação destes 5,4 quilômetros.
Mais uma importante etapa vencida, para que a cidade possa melhorar ainda mais sua mobilidade. A expectativa do governador é de que tenhamos a empresa vencedora em menos de seis meses e a obra concluída entre 2019 e 2020.
Outro tema que preocupar os empresários, a segurança, também terá atenção redobrada do Governo do Estado. Segundo Colombo, o policiamento será reforçado cada vez mais em Joinville, para que a cidade possa estancar a criminalidade crescente, que vem registrando especialmente nos últimos anos.