A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) elegeu e deu posse, no dia 21 de setembro à nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. O atual diretor presidente – empresário do segmento de desenvolvimento de softwares e vice-presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville -, Ivan Frederico Hudler, foi reconduzido ao cargo para o biênio 2024-2026.
O atual diretor presidente e o vice, Ivan Frederico Hudler e Adelir da Veiga, respectivamente, foram reconduzidos aos cargos por unanimidade dos votos.
O vice-presidente, Adelir da Veiga, presidente da corporação de Indaial, também foi reconduzido. Houve renovação de dois dos seis cargos da Diretoria Executiva. Ingressaram Nadir Mattiello, presidente dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, e Giocondo Tagliari Calomeno, dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, nos cargos de segundo diretor tesoureiro e segundo diretor secretário, respectivamente.
A assembleia geral foi realizada na cidade de Presidente Getúlio, localizada no Alto Vale do Itajaí e os presidentes das Associações que participaram da assembleia foram recepcionados pela diretoria e comando da unidade. O prefeito, Nelson Virtuoso, deu as boas-vindas na abertura do encontro.
No Conselho Fiscal também houve renovação de dois nomes: Luiz Alberto Hack (titular), da corporação de Corupá, e Alceu Berkenbrock (suplente), dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio. Nos próximos dois anos, o Conselho Fiscal será composto também pela presidente dos Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio, Simone Cátia Stolf, juntamente com Erizon Córdova dos Santos, dos Bombeiros Voluntários de Ipumirim; Carlos Eduardo Rohrer Felder, da diretoria da Associação de Treze Tílias; e Celso dos Santos, do BV de São Francisco do Sul.
Na composição geral dos cargos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, cada uma das seis regionais da ABVESC – Caçador, Concórdia, Ibirama, Indaial, Jaraguá do Sul e Joinville – manteve dois representantes (veja lista abaixo).
A assembleia também aprovou o novo critério para distribuição dos recursos oriundos dos termos de fomento com o governo do Estado. A partir de 2025, o rateio entre as 32 corporações filiadas à ABVESC será feito considerando, em índices iguais, a população atendida por cada corporação e o número de atendimentos realizados. Até hoje, o critério era apenas a população atendida.
Na prestação de contas da gestão 2022-24 feita durante a reunião administrativa, realizada na sequência da assembleia geral, o presidente Ivan Frederico Hudler destacou a atuação da Associação em favor da defesa e fortalecimento do modelo nos âmbitos estadual e nacional, em parceria com a Confederação dos Bombeiros Voluntários (Conabov); estreitamento do relacionamento com o governo do Estado, que resultou na garantia de termos de fomento ano a ano e com aumento do valor global; além da assessoria diferenciada às filiadas localizadas em cidades de pequeno porte com o propósito de promover a sua sustentabilidade financeira e operacional.