A presidente do Núcleo Jurídico da ACIJ, Helen Karina Azevedo, representou a Entidade na assinatura do termo de Cooperação entre a Justiça Eleitoral catarinense e o Exército Brasileiro, que aconteceu dia 2 de julho na sede do TRE de SC, visando a colaboração de soldados no processo de cadastramento biométrico obrigatório nos municípios de Florianópolis, Joinville e Blumenau. No ato estavam presentes os procuradores dos municípios, bem como, juízes e desembargadores do TRE.
A ACIJ enviou um oficio ao TRE no dia 15 de junho, solicitando ampliação no horário e a criação de novos postos de atendimento visando pontos industriais e outras regiões de Joinville com objetivo de proporcionar mais agilidade para o processo eleitoral e evitar que os eleitores peguem filas.
Segundo Helen, a Casa é parceira do cadastramento e reconhece a importância do alcance do contingente eleitoral, no entanto considerando o grande número de eleitores (mais de 380 mil) serão necessários maiores esforços para que todo o eleitorado seja atendido, até o presente momento somente 8% dos eleitores do município foram cadastrados.
Em Joinville, 108 militares iniciaram o treinamento na segunda-feira, dia 6, e as atividades no registro biométrico começarão dia 27 deste mês com a ampliação do horário para a partir das 9 horas.
Quem não realizar o cadastramento biométrico, terá o seu CPF cancelado, será impedido de emitir passaporte, participar de licitações, tomar posse em cargos públicos e se matricular em instituições públicas.
O agendamento pode ser feito pelo site www.tre-sc.jus.br.