A melhoria da infraestrutura de transporte e logística é fundamental para garantir competitividade às nossas empresas. Investimentos no Aeroporto, portos, ferrovias e rodovias são sempre urgentes, para que possamos atender as demandas que por certo virão a partir do próximo ano, com o esperado fim da crise econômica.
Diante disso, e atendendo solicitação do presidente da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, a ACIJ está oficializando ao Governo Federal (ANTT, DNIT e demais agentes) seu apoio aos projetos que visam melhorar a rodovia BR-101, no curto e médio prazo.
A Fiesc realizou estudos que propõem investimento de R$ 3,2 bilhões até 2023 em melhorias na BR-101, BR-376 e Contorno Leste de Curitiba (BR-116). As três rodovias impactam diretamente no trânsito do Estado e são administradas pela Autopista Litoral Sul.
Em apresentação na ACIJ, Mario Aguiar, ex-presidente da Casa, defendeu outros dois contornos: um na região de Joinville e outro entre Navegantes e Itapema, e detalhou a proposta de investimentos na rodovia, a fim de mobilizar a sociedade para que seja encontrada uma solução conjunta para os problemas de infraestrutura das estradas catarinenses.
O documento com as propostas já foi entregue ao governador Raimundo Colombo, ao Fórum Parlamentar Catarinense e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que precisa autorizar o investimento.
As obras na BR-101, fundamentais para evitar o seu esgotamento por completo, devem ser cobertas pelo pedágio, que precisaria ter seu valor majorado.
Outra solução, mais inteligente, é adotar o sistema freeflow, com o pedágio sendo cobrado via sensores, quilômetro a quilômetro, modelo onde todos passariam a pagar. Hoje, estima-se que somente 30% dos usuários da rodovia pagam pedágio, aja vista que nos trechos de maior movimentação, não há praça para cobrança.