Está em andamento um projeto para melhorar o posicionamento e a comunicação de Joinville como roteiro turístico. Trata-se do Place Branding, uma das estratégias do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com entidades representativas da sociedade e órgãos públicos com o objetivo de contribuir para a cadeia econômica da cidade por meio de uma melhoria da percepção de valor dos turistas.
O projeto liderado pelo Sebrae conta com o apoio da ACIJ. Na manhã desta quinta-feira, dia 30, o presidente Marco Antonio Corsini e os diretores Marcos Krelling e Andre Daher acompanharam apresentação às entidades parceiras. O objetivo foi alinhamento do conceito e da metodologia do trabalho, que vai durar cerca de quatro meses.
A meta do projeto é construir um conjunto de impressões, narrativas e ideias sobre Joinville com base em três pilares: marketing, turismo e políticas públicas. O Place Branding contempla um conjunto de diretrizes de estratégias de comunicação e posicionamento. Ele será um guia para o município se comunicar com os públicos com mais potencial para Joinville.
O gerente regional do Sebrae, Jaime Arcino Dias Júnior, destaca que a marca de uma cidade não visa apenas atrair visitantes, mas também empresas, investimentos, sedes culturais, desportivas e institucionais. “Outro resultado importante é o reforço no orgulho e no sentimento de pertencimento dos moradores”, complementa Jaime.
O presidente do Convention Bureau de Joinville, Jalmei Duarte, defende que é fundamental o engajamento e a participação de todos nesta construção para que o resultado contribua para o desenvolvimento econômico dos diferentes setores da economia. “A parceria da entidade reforça a construção coletiva deste legado para nossa cidade”, define Jalmei.
O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, lembra que Joinville é um município com muitas riquezas e vocações na economia, na cultura e na própria identidade. “Esta pluralidade oferece um grande potencial no desenvolvimento desta marca. Uma entidade que é protagonista no desenvolvimento da cidade há quase 110 anos tem muito a contribuir no processo”, conclui.