Em 2020, o fundo eleitoral destinado às campanhas políticas será 48% maior da realizada em 2018, isso corresponde a R$ 2,5 bilhões de recurso público no financiamento político. O valor poderá chegar a R$ 3,7 bilhões se considerarmos os anos onde não há disputa eleitoral e os valores são canalizados as siglas partidárias. Metade da bancada catarinense, na Câmara dos Deputados, manifestou-se favorável à ampliação o valor. No Senado Federal, a posição dos catarinenses foi paritária.
Estimular a competitividade, novos investimentos, expansão de empresas e redução da carga tributária é o que se espera dos nossos representantes no Congresso Nacional.
A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) é contra o aumento do fundo e tem acompanhado os posicionamentos dos legisladores do nosso Estado. Esse acréscimo será custeado pelos tributos pagos por contribuintes e setor produtivo. No mês de setembro a entidade enviou documento com argumentos para se posicionarem contrários porque não há como a sociedade custear quem busca se eleger a custa do cidadão.
Os senadores Dário Berger e Jorginho Mello disseram não para o aumento enquanto Esperidião Amin se manteve ausente. Também estamos satisfeitos com os votos dos deputados federais Celso Maldaner, Coronel Armando, Darci de Matos, Gilson Marques, Pedro Uczai, Ricardo Guide e Rogério Peninha Mendonça que foram contrários ao aumento.
Manifestaram-se favoráveis a ampliação da verba de financiamento político os deputados federais Carmen Zanotto, Caroline de Toni, Carlos Chiodini, Daniel Freitas, Geovana de Sá, Hélio Costa e Rodrigo Coelho. Não compareceram à votação Ângela Amin e Fábio Schiochet. Medidas econômicas para estimular a competitividade, novos investimentos, expansão de empresas e redução da carga tributária é o que se espera dos nossos representantes no Congresso Nacional.
Cleber Gomes/ACIJAproximar as empresas de diferentes setores da comunidade, levar conhecimento, discussões sobre associativismo e defender bandeiras locais é o objetivo do programa Gestão Compartilhada. Na sexta-feira, 6, teve encerramento das atividades com os grupos do Norte, Sul, Leste e Vila Nova. Novos tempos – gestão, competitividade, liderança e resultados foram os temas abordados com o presidente da Catarinense Pharma, Adriano Bornschein Silva; presidente da Tupy S.A., Fernando Cestari De Rizzo; e o presidente do Metalgroup, Renato de Barros Feres. O presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli, também participou e destacou o surgimento do programa com a cobrança pela pavimentação da Rodovia do Arroz e a defesa pela duplicação do acesso ao Distrito Industrial.
CONSULTÓRIOS: A operação dos planos de saúde e como se desenvolver no mercado será tema de painel na ACIJ amanhã, 10, às 19h. O workshop é uma organização do Núcleo de Gestão em Saúde, Sociedade Joinvilense de Medicina (SJM), Unimed e Helios Soluções em Gestão para Saúde. As inscrições podem ser feitas em acij.com.br/agenda, com valor de descontos para associados. O evento é direcionado aos proprietários e profissionais com atuação em consultórios médicos porque estão ocorrendo alterações nos modelos de pagamento, coparticipação e custos dos planos de saúde. A saúde suplementar engloba o Sistema Único de Saúde (SUS), os planos privados com operadoras e seguradoras, medicinas de grupo, cooperativas e instituições filantrópicas.
EDUCAÇÃO: Professores das unidades de ensino públicas e privadas e órgãos públicos do sistema educacional poderão participar do lançamento do Education XP e do Prêmio Akademos de Educação na quinta-feira, 12, às 8h, na ACIJ. O evento acontece nos dias 21 e 22 de maio do próximo ano com discussões sobre aprendizagem significativa; neuropsicopedagogia; o uso de tecnologia no processo de ensino e aprendizagem; mudança comportamental d educador; competências sociais e emocionais das novas gerações.
CONSULTORIA: A Facisc abriu edital para selecionar empresa de consultoria para atender a regional Norte da instituição e outras regiões de Santa Catarina. O documento pode ser consultado no site e o envio para credenciamento deve ser feito em formato digital até o dia 13 de dezembro, pelo e-mail: recrutamento@facisc.org.br.
Recesso
Aos associados e a comunidade que utilizam os serviços da ACIJ, informamos que haverá plantões no período de 20 de dezembro a 15 de janeiro. O atendimento ao público retorna, gradativamente, a partir do dia 2 de janeiro com todas as atividades comerciais normalizadas no dia 15. As tradicionais reuniões de segundas-feiras, com a diretoria e palestras reiniciam no dia 2 de março.
- Recepção: retorna no dia 2 de janeiro;
- Certificado de origem: terá atendimento interrompido nos dias 23, 24, 25 e 31 de dezembro e também dia 1 de janeiro. Nos demais dias atende das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. Certificado de origem é o documento exigido no processo de exportação no qual as empresas são beneficiadas com redução ou isenção total do imposto.
- Certificado digital: retorna no dia 9 de janeiro. É o serviço para emissão de assinatura digital, a identidade eletrônica da empresa ou da pessoa física. O documento é útil para CNPJs, CPFs e profissionais como advogados e médicos. Evita a falsificação, ajuda a proteger os dados e adulteração, facilita a identificação do empreendimento e dos representantes legais.
- Boa Vista SCPC: paralisa no dia 23 de dezembro e retorna no dia 8 de janeiro. Durante o recesso tem plantão no telefone (48) 3952-8844. Com o serviço é possível fazer consultas a operações financeiras de pessoas e empresas, análise de operações financeiras de fornecedores e clientes.
- Útil Card: paralisa no dia 23 de dezembro e retorna no dia 8 de janeiro. Durante o recesso tem plantão no telefone (48) 3952-8844. É o cartão de benefícios para funcionários, comerciantes, empresas credenciadas e conveniadas. No formato de crédito, tem as modalidades de Util Card, Util Alimentação, Util Refeição, Util Prêmio, Util Natal e Util Combustível.
CAPACITAÇÃO: A agenda de cursos, palestras e treinamentos da ACIJ possui 109 capacitações programadas para 2020; a primeira inicia no dia 28 de janeiro. Em acij.com.br/agenda você pode consultar a programação.
Você sabia?
O Banco Central do Brasil colocou em consulta pública a regulamentação de Open Banking, o prazo termina dia 31 de janeiro de 2020 – Fonte BCB